Orientação Profissional e Vulnerabilidade Social na Escola Pública: Um Relato de Experiência

Ana Virgínia Maria da Silva, Débora Magalhães Araújo, Rafaela Brenda Araújo da Silva, Carolina Martins Moraes, Fauston Negreiros

Resumo


O presente relato apresenta uma experiência de extensão universitária no desenvolvimento de um projeto interventivo de Orientação Profissional (OP) em contexto educacional, o qual contou com a participação de estudantes do Ensino Médio de uma instituição da Rede Pública Estadual. Partindo de uma perspectiva crítica, objetivou-se desenvolver ações formativas e de reflexão sobre os processos de OP e de construção de projeto de vida em uma escola pública em situação de vulnerabilidade social, com base na abordagem sócio- histórica da OP e na psicologia educacional. As intervenções ocorreram ao longo de dois semestres letivos e foram divididas em duas etapas: a primeira consistiu no processo de observação e construção de vínculos; a segunda ocorreu ao longo de cinco encontros e consistiu no desenvolvimento da orientação profissional. Percebeu-se a importância de um trabalho que leve em consideração as questões de diferenças sociais e como podem impactar a realidade de tal grupo. Ademais, o projeto auxiliou os estudantes para uma escolha profissional com maiores possibilidades, em que puderam se perceber como sujeitos que podem ocupar determinados espaços e profissões.


Palavras-chave


Orientação Profissional; vulnerabilidade social; psicólogo; escola.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i2.4052

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