Características e Especificidades do Brincar com Brinquedos Estruturados e não Estruturados

Manuela de Lima, Gabriela Dal Forno Martins, Gabriela Vieira Soares de Abreu

Resumo


Este estudo, de caráter descritivo-exploratório, teve o objetivo de investigar as características e especificidades do brincar com brinquedos estruturados e não estruturados. Para tanto, realizou-se um estudo observacional, através de filmagem e registros escritos durante duas sessões de brincar: uma com brinquedos não estruturados e outra com brinquedos estruturados. Participaram cinco crianças, de uma escola de Educação Infantil da rede privada de ensino, situada na região do Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul. Os participantes pertenciam à turma que atendia a faixa etária dos cinco anos aos cinco anos e onze meses. A análise envolveu a caracterização dos eventos do brincar quanto à interação social e ao tipo de atividade realizada pelas crianças. Nas sessões com brinquedos não estruturados, verificou-se que as crianças utilizaram formas mais variadas de interação com os brinquedos, fornecendo indícios de que eles favorecem a socialização, a criação e o protagonismo da criança na brincadeira.


Palavras-chave


Brincadeiras; Brinquedo; Criança; Educação Infantil

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i1.3940

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