Acolhimento Multiprofissional em Estratégia de Saúde da Família: espaço de atuação para o profissional psicólogo
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n1p276-287Palavras-chave:
Acolhimento, saúde pública, equipe de assistência ao paciente, integralidade.Resumo
Acolhimento é uma estratégia de mudança no atendimento na saúde pública, na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que visa trabalhar em equipe multiprofissional e humanizar as relações entre usuários e profissionais da saúde. O presente trabalho refere-se ao relato de experiência da primeira autora no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima – PUCRS e tem como objetivo refletir a respeito da atuação do psicólogo nessa prática, sua relevância e objetivos, a partir da abordagem dos temas: Sistema Único de Saúde (SUS) e ESF, equipe multiprofissional, Acolhimento, Psicologia e saúde pública. A integração teórico-prática possibilitou conclusões sobre os objetivos do psicólogo no Acolhimento: aprimorar o atendimento aos usuários, com o conceito de Integralidade do SUS; auxiliar a mudança do foco da doença para o indivíduo; compreender suas potencialidades e possibilidades de ação na saúde pública. Porém, dificuldades foram encontradas pela carência de ensino na academia sobre a atuação do psicólogo na saúde pública, bem como falhas no cumprimento de princípios norteadores do SUS pela equipe multidisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico