Educação Infantil: Um Estudo de Caso Sobre o Ofício Docente

Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, Maria de Fátima Vasconcelos da Costa, Adriana Alcântara dos Reis, Elysne Camelo, Andressa Fernandes Holanda, Emanuel Meireles Vieria, Cássio Adriano Braz de Aquino

Resumo


A educação primária no Brasil, em seu nascedouro no século XIX, foi concebida como uma atividade feminina. Em relação às creches e pré-escolas estabeleceu-se uma associação entre a identidade do profissional de Educação Infantil e a maternidade. O objetivo da investigação ora apresentada é analisar como práticas de cuidado comuns à lida com crianças pequenas, associadas a um papel materno, repercutem sobre o ofício de professoras de Educação Infantil. A Clínica da Atividade foi tomada como referencial teórico. Realizou-se um estudo de caso a partir de dados provenientes de uma intervenção da qual participaram seis professoras que atuavam em um Centro de Educação Infantil. Os registros produzidos durante a intervenção foram submetidos à análise contrustritivo-interpretativa. Os resultados indicaram que as docentes de Educação Infantil, a partir da relação afetiva estabelecida com os alunos, parecem recuperar a autoridade que se deteriora com a violência que atinge a escola em outros níveis de ensino. Quanto à referência materna, esta se transforma em saber docente construído por um aprendizado cotidiano junto às crianças e incorpora-se à cultura profissional.


Palavras-chave


Educação Infantil; maternidade; docência

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i2.3718

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Direitos autorais 2020 Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, Maria de Fátima Vasconcelos da Costa, Adriana Alcântara dos Reis, Elysne Camelo, Andressa Fernandes Holanda, Emanuel Meireles Vieria, Cássio Adriano Braz de Aquino

ISSN 2175-5027

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