Fatores Associados ao Fracasso Escolar no Ensino Médio: Análise de Teses/Dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i1.3640

Palavras-chave:

Fracasso escolar, adolescente, ensino médio, revisão sistemática

Resumo

O tema do fracasso escolar, em especial entre adolescentes no ensino médio, é bastante complexo, mas tem sido foco de poucos estudos quando comparado à etapa do ensino fundamental. Este estudo teve como objetivo investigar os fatores associados ao fenômeno do fracasso escolar no Ensino Médio, a partir de uma revisão sistemática de teses e dissertações (período de busca de 2013 a 2019). Foram selecionados para análise oito estudos (duas teses e seis dissertações) que foram submetidos a análise de conteúdo qualitativa, com base em três categorias temáticas: caracterização das amostras, características metodológicas, e fatores associados ao fenômeno do fracasso escolar. Os resultados sugerem um predomínio de concepções que culpabilizam o aluno e sua família pelo fracasso escolar vivenciado, de modo que as implicações de professores e do sistema de ensino são destacadas de forma breve. Isso remete às dificuldades em se pensar o fenômeno do fracasso escolar para além daquilo que se apresenta de forma imediata no cotidiano da escola. Com relação aos aspectos metodológicos, os estudos eram, em sua maioria, qualitativos e com delineamento transversal. Discute-se sobre a necessidade de novas investigações sobre a temática no Brasil, a fim de se dar maior visibilidade ao fenômeno.

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Biografia do Autor

  • Maikele Roloff Dias, FSG Centro Universitário
    Psicóloga graduada pela FSG Centro Universitário.
  • Tatiele Jacques Bossi, FACEFI - Faculdade do CEFI
    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Psicologia da FSG Centro Universitário.

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Publicado

2021-08-18

Edição

Seção

Artigo de revisão sistematizada de literatura

Como Citar

Dias, M. R., & Bossi, T. J. (2021). Fatores Associados ao Fracasso Escolar no Ensino Médio: Análise de Teses/Dissertações. Revista De Psicologia Da IMED, 13(1), 194-211. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i1.3640