“Falando Sobre Gênero” na Escola: Potencialidades de uma Intervenção com Crianças

Andressa Botton, Marlene Neves Strey, Ângelo Brandelli Costa

Resumo


Este artigo apresenta uma intervenção realizada com crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública para trabalhar sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres a fim de combater as violências contra aqueles/as que não se enquadram nos discursos naturalizados sobre gênero exigidos socialmente. Como instrumentos para abordar essas temáticas utilizou-se livros infantis e realizou-se atividades lúdico-reflexivas em dez encontros, analisando-se os dados através da Análise de Discurso. Concluiu-se que, ao oferecer espaço para problematizar e desconstruir os discursos naturalizados no ambiente de sala de aula pesquisado, as crianças conseguem refletir sobre as desigualdades ainda impostas a meninos/homens e meninas/mulheres e construir conjuntamente alternativas para o combate às desigualdades de gênero existentes na sociedade. Com isso, entende-se que a intervenção realizada poderia ser adotada por professores/as e/ou outros/as profissionais que pretendem sensibilizar as crianças sobre o combate às exclusões e violências causadas pelas desigualdades de gênero, contribuindo para a existência de (mais) espaços para práticas como essa e para difundir suas potencialidades.


Palavras-chave


igualdade de gênero; criança; intervenção precoce; instituições acadêmicas

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i2.3556

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