“Falando Sobre Gênero” na Escola: Potencialidades de uma Intervenção com Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i2.3556

Palavras-chave:

igualdade de gênero, criança, intervenção precoce, instituições acadêmicas

Resumo

Este artigo apresenta uma intervenção realizada com crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública para trabalhar sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres a fim de combater as violências contra aqueles/as que não se enquadram nos discursos naturalizados sobre gênero exigidos socialmente. Como instrumentos para abordar essas temáticas utilizou-se livros infantis e realizou-se atividades lúdico-reflexivas em dez encontros, analisando-se os dados através da Análise de Discurso. Concluiu-se que, ao oferecer espaço para problematizar e desconstruir os discursos naturalizados no ambiente de sala de aula pesquisado, as crianças conseguem refletir sobre as desigualdades ainda impostas a meninos/homens e meninas/mulheres e construir conjuntamente alternativas para o combate às desigualdades de gênero existentes na sociedade. Com isso, entende-se que a intervenção realizada poderia ser adotada por professores/as e/ou outros/as profissionais que pretendem sensibilizar as crianças sobre o combate às exclusões e violências causadas pelas desigualdades de gênero, contribuindo para a existência de (mais) espaços para práticas como essa e para difundir suas potencialidades.

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Biografia do Autor

  • Andressa Botton, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2017). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2011). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2009). Psicóloga da Divisão de Ingresso, Mobilidade e Acompanhamento (DIMA) na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Colaboradora no Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais no Programa de Pós-Graduação da PUCRS.
  • Marlene Neves Strey, Universidade Feevale
    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1977), especialização em Especialização Em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1981), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1990), doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid(1994), pós-doutorado pela Universitat de Barcelona(2004) e pós-doutorado pela Universitat de Barcelona(2016). Atualmente é trabalho voluntário do Instituto de Prevenção e Pesquisa em Álcool e outras Dependências, Revisor de periódico da Psicologia. Teoria e Pesquisa, Revisor de periódico da Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), Membro de corpo editorial da RESEARCH ON AGEING AND SOCIAL POLICY (RASP), Revisor de periódico da Revista Ártemis, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Orientação Profissional, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de periódico da Revista Iberoamericana de Psicología: Ciencia y Tecnología, Pesquisadora voluntária do Coletivo Feminino Plural, Adjunta Nível 2A: Professora Ensino Superior da Universidade Feevale e Membro de corpo editorial da Revista Psicologia Unisc. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gênero, Mulher, Projeto Profissional, Trabalho.
  • Ângelo Brandelli Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Psicologia Social e em Psicologia em Saúde (CFP), mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), doutor em Psicologia (PPGPSICO/UFRGS) e com estágio pós-doutoral no PPGPSICO/UFRGS. Atualmente é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS) e pesquisador associado do Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atua como consultor da UNAIDS, e já atuou como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS) junto ao Ministério da Saúde na Cooperação Interfederativa para o HIV/AIDS do Rio Grande do Sul. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no programa HIV e as Cidades, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, e consultor da UNESCO no Programa de Prevenção à Violência junto à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, coordenando a criação de Política Estadual de Saúde da População LGBT. Foi pesquisador associado do Center for HIV Educational Studies & Training (CHEST) do Hunter College da City University of New York (CUNY) (2014-2015) e do Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (2005-2006). Atuou como parecerista ad hoc para o CNPq. É editor associado das revistas, PLOS ONE, Frontiers in Psychology, Psico (PUCRS), Psychology & Sexuality, Temas em Psicologia e Interamerican Journal of Psychology. É membro, desde 2016, do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP) Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social da Association for Psychological Science (APS), da Society for Research in Child Development (SRCD), da International Academy of Sex Research (IASR) e da World Professional Association for Transgender Health (WPATH). Já recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido, sendo o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Rising Star da Association of Psychological Science (APS). È membro do International Affairs Committee da Society for Research in Child Development (2019-2021). Atua como coordenador de projeto financiado pelo edital MCTIC / CNPQ Universal 2016 e do Auxílio Recém Doutor/ARD-FAPERGS (2017/1).Atuou como colaborador nos projetos financiados pelos seguintes editais: MCTI/CNPq Nº 14/2012 - Universal; CNPq Nº 14/2011 - Universal; MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal; MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Desenvolve pesquisas nas áreas de psicologia social e da saúde, com ênfase em preconceito e atitudes sociais, sexualidade, gênero, HIV/Aids, e saúde integral da população LGBT.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Botton, A., Strey, M. N., & Costa, Ângelo B. (2020). “Falando Sobre Gênero” na Escola: Potencialidades de uma Intervenção com Crianças. Revista De Psicologia Da IMED, 12(2), 58-75. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i2.3556