Aspectos epistemológicos subjacentes a escolha da técnica do grupo focal na pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n2p260-268Palavras-chave:
Grupo focal, pesquisa qualitativa, epistemologiaResumo
Nas abordagens qualitativas de pesquisa, a técnica do grupo focal é muito utilizada e, portanto, é necessário aprofundar a reflexão sobre os paradigmas que orientam a escolha deste instrumento. Neste artigo, o objetivo é elucidar aspectos epistemológicos subjacentes à escolha da técnica dos grupos focais na pesquisa qualitativa, além da apresentação e discussão da utilização dessa técnica e os pressupostos éticos que embasam o pesquisador na prática de coleta de dados com grupo focal. Ao finalizar, salienta-se a necessidade de congruência e a interdependência entre os aspectos ontológicos, epistemológicos e éticos na escolha dos métodos e instrumentos de pesquisa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Empirical Research
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico
Como Citar
Smeha, L. N. (2009). Aspectos epistemológicos subjacentes a escolha da técnica do grupo focal na pesquisa qualitativa. Revista De Psicologia Da IMED, 1(2), 260-268. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n2p260-268