Programa de Habilidades Sociais e de Vida com Adolescentes em Semiliberdade

Carolina Seixas da Rocha, Vanessa Barbosa Romera Leme, Luana de Mendonça Fernandes

Resumo


A literatura tem destacado a necessidade de intervenções para a promoção de interações interpessoais e trajetórias de vida positivas para adolescentes em conflito com a lei. O estudo avaliou os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais e de Vida (PHSV) no repertório de habilidades sociais, na percepção de apoio social e nas crenças de autoeficácia de adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade. Participaram da intervenção sete adolescentes do sexo masculino com idade entre 14 e 17 anos. O PHSV foi composto por sete encontros e foi avaliado antes e depois por meio dos seguintes instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Escala de Percepção de Apoio Social; Escala de Autoeficácia Generalizada. Os dados foram analisados por meio do Método Jacobson & Truax e evidenciaram um aumento no escore geral de habilidades sociais de cinco participantes, sendo que os fatores assertividade e abordagem afetiva tiveram mudança confiável positiva. Conclui-se que o PHSV mostrou alguns indicadores de efetividade, podendo ser considerado como uma alternativa para o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes, além de permitir a construção de estratégias de enfrentamento para lidar com os desafios das novas inserções.


Palavras-chave


adolescente; habilidades sociais; apoio social; autoeficácia

Texto completo:

PDF

Referências


Alves, C. F., & Dell’Aglio, D. D. (2015). Apoio social e comportamentos de risco na adolescência. Revista de Psicologia da IMED, 7(2), 89-98. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.18250

Arce, R., Fariña, F., & Vásquez, M. J. (2011). Grado de competencia social y comportamientos antisociales, delictivos y no delictivos en adolescentes. Revista Latinoamericana de Psicologia, 43(3), 473-486. doi: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2016v9n1p118

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: The exercise of control. New York: Freeman.

Bernardt, A. M., & Sehnem, S. B. (2015). Autoconceito e habilidades sociais de adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP). Pesquisa em Psicologia – Anais eletrônico, 1(1), 55-66. Retrieved from http://editora.unoesc.edu.br/index.php/pp_ae/article/view/8551

Boket, E. G., Bahrami, M., Kolyaie, L., & Hosseini, S. A. (2016). The effect of assertiveness skills training on reduction of verbal victimization of high school students. International Journal of Humanities and Cultural Studies, 3(2), 690-699. Retrieved from http://www.ijhcs.com/index.php/ijhcs/article/view/2857/2693

Carroll, A., Gordon, K., Haynes, M., & Houghton, S. (2013). Goal setting and self-efficacy among delinquent, at-risk and not at-risk adolescents. Journal of youth and adolescence, 42(3), 431-443. doi: https://doi.org/10.1007/s10964-012-9799-y

Carvalho, C. C., Ikeda, C. M. F., & Rocha, G. V. (2015). Programa de intervenção para um grupo de jovens em situação de acolhimento institucional. Tuiuti: Ciência e Cultura, 51(1), 49-57. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/319782860

Cobb, S. (1976). Social support as a moderator of life stress. Psychosomatic medicine, 38(5), 300-314.doi: http://dx.doi.org/10.1097/00006842-197609000-00003

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes.

Fernandes, L. D. M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. D. S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: Histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas em Psicologia, 26(1), 215-228. doi: http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-09Pt

Ferreira, E. F., & Munster, M. A. (2017). Avaliação das habilidades sociais de crianças com deficiência intelectual sob a perspectiva dos professores. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(1), 97-110. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382317000100008

Fogaça, F. F. S. (2015). Identificando repertórios de habilidades sociais em interações do adolescente em conflito com a lei com familiares e amigos: Uma análise de metacontingências (Tese de doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. Retrieved from https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7380/TeseFFSF.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Fuspita, H., Susanti, H., & Putri, D. E. (2018). The influence of assertiveness training on depression level of high school students in Bengkulu, Indonesia. Enfermeria Clínica, 28(1), 300-303. doi: https://doi.org/10.1016/S1130-8621(18)30174-8

Franco, M. G. O., & Bazon, M. R. (2019). Percurso e experiência escolar de adolescentes em conflito com a lei: Trajetórias possíveis. Educação em Revista, 35(1), 1-31. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698183939

Franco, G. R., & Rodrigues, M. C. (2015). Programa de habilidades de vida para adolescentes em situação de vulnerabilidade social: Relato de uma pesquisa-intervenção. In S. G. Murta, C. Leandro-França, K. B. Santos, & L. Polejack (Org.), Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamentos e estratégias de intervenção (pp. 677-694). Nova Hamburgo: Sinopsys.

Gomes, C. C., & Conceição, M. G. (2014). Sentidos da trajetória de vida para adolescentes em medida de liberdade assistida. Psicologia em Estudo, 19(1), 47-58. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-7372210860005

Gomide, P. I. C., Mascarenhas, A. B. D., & Rocha, G. V. M. (2017). Avaliação de uma intervenção para redução de comportamentos antissociais e aumento da escolarização em adolescentes de uma instituição de acolhimento. Acta Comportamentalia, 25(1), 25-40. Retrieved from http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/58992

Jacobson, N. S., & Truax, P. (1991). Clinical significance: A statistical approach to defining meaningful change in psychotherapy research. Journal of consulting and clinical psychology, 59(1), 12. Retrieved from http://www.personal.kent.edu/~dfresco/CRM_Readings/JCCP_Jacobson_ClinSIG.pdf

Leme, V. B. R., Coimbra, S., Gato, J., Fontaine, A. M., & Del Prette, Z. (2015). Confirmatory factor analysis of the Generalized Self-Efficacy Scale in Brazil and Portugal. Spanish Journal of Psychology, 16(93), 1-11. doi: https://doi.org/10.1017/sjp.2013.93

Leme, V. B. R., Fernandes, L. M., Jovarini, N. V., Achkar, A. M. E., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Social Skills Program for adolescents in vulnerable social contexts. Psico-USF, 21(3), 595-608. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210313

Leme, V. B. R., Valentini, F., Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. (2017). Psychometric properties of the Brief Version of the Social Skills Inventory for adolescents. The Spanish journal of psychology, 20(36), 1-9. doi: https://doi.org/10.1017/sjp.2017.29

Luszczynska, A., Gutiérrez-Doña, B., & Schwarzer, R. (2005). General self-efficacy in various domains of human functioning: Evidence from five countries. International Journal of Psychology, 40(2), 80-89. http://dx.doi.org/10.1080/00207590444000041

Medina, R. S., Negrete, D. J. E., & Montijo, S. S. R. (2016). Evaluación de un programa de intervención para promover la salud sexual en adolescentes mexicanos en conflicto con la ley. Acta Colombiana de Psicología, 19(2), 269-280. Retrieved from http://www.redalyc.org/html/798/79847072011/

Melo, L. L. B., & Silva, C. M. A. (2017). A importância da família na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Humanidades em Perspectivas, 1(1), 38-51. Retrieved from https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/humanidades/article/view/599

Nardi, F. L., & Dell’Aglio, D. D. (2012). Adolescentes em Conflito com a Lei: Percepções sobre a Família. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(2), 181-191. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000200006

Neto, A. V. (2018). Desafios do acesso escolar para adolescentes em Liberdade Assistida. Pós-graduação em revista, 2(1), 39-59. Retrieved from http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/posgere/article/view/212

Niquice, F., Poletto, M., & Koller, S. H. (2017). Motivações do comportamento infrator e perspectivas do futuro de jovens reclusos da cidade de Maputo/Moçambique: Uma visão bioecológica. Revista da SPAGESP, 18(1). Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702017000100004

Olaz, F. O. (2009). Contribuições da Teoria-Social-Cognitiva de Bandura para o Treinamento de Habilidades Sociais. In Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs.), Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 109-148). Petrópolis: Vozes.

Olsson, I., Hagekull, B., Giannotta, F., & Ahalander, C. (2016). Adolescents and social support situations. Scandinavian Psychological Associations and John Wiley & Sons, 31(1), 1-10. doi: http://dx.doi.org/10.1111/sjop.12282

Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente [SINASE] (2006). Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Brasilia-DF: CONANDA. Retrieved from http://www.conselhodacrianca.al.gov.br/sala-de-imprensa/publicacoes/sinase.pdf

Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente [SINASE] (2018). Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei - 2016. Brasilia: SDH. Retrieved from https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2018/marco/Levantamento_2016Final.pdf

Sehn, A. S., Porta, D. D., Santos, S. S., & Dias, A. C. G. (2016). Fatores de risco na vida de adolescentes portugueses em conflito com a lei. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(2), 568-589. Retrieved from http://www.redalyc.org/html/4518/451851666015/

Seixas, C. R. (2019). Programa de habilidades sociais e de vida com adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade. (Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Retrieved from https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/15243

Squassoni, C. E., & Matsukura, T. S. (2014). Adaptação transcultural da versão portuguesa do Social Support Appraisals para o Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(2). doi: https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100009

Versão brasileira do Social Support Appraisals: Estudos de confiabilidade e validade. Revista de Terapia Ocupacional, 27(1), 1-11. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p1-11

Valois, R. F., Zullig, K. J., & Revels, A. A. (2017). Aggressive and violent behavior and emotional self‐efficacy: Is there a relationship for adolescents? Journal of school health, 87(4), 269-277. doi: http://dx.doi.org/10.1111/josh.12493

Vaux, A., Burda, P., & Stewart, D. (1986). Orientation toward utilization of support resources. Journal of Community Psychology, 14(2), 159–170. doi: http://dx.doi.org/10.1002/1520-6629(198604)14:2<159::AID-JCOP2290140207>3.0.CO;2-H

Villa, M. B., Aguiar, A. A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2012). Intervenções baseadas em evidências: Aplicações do Método JT. São Carlos: EduUFSCar.

Visioli, M. M. M. R., Campos, J. R., Komatsu, A. V., & Bazon, M. R. (2018). Repertório de habilidades sociais e atraso escolar em adolescentes em conflito com a lei. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(2), 118-140. doi: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n2p118

Zappe, J. G., & Dell’Aglio, D. D. (2016). Adolescência em diferentes contextos de desenvolvimento: Risco e proteção em uma perspectiva longitudinal. Psico, 47(2), 99-110. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.21494




DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i1.3402

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Carolina Seixas da Rocha, Vanessa Barbosa Romera Leme, Luana de Mendonça Fernandes

ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

  Periódicos CAPES
DOAJ.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
latindex.jpg
  Diadorim.jpg   Google Scholar
  erihplus.png  
circ.png
 SIS