Savoring Para Docentes: experiências, processos e estratégias formativas

Autores

  • Luis Miguel Correia Marujo Picado Instituto Superior de Ciências Educativas - ISCE

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v4n2p705-714

Resumo

A profissão docente revela indicadores de  mal-estar e neste contexto a auto-regulação das emoções negativas tem merecido estudo teórico e empírico, faltando no âmbito da psicologia positiva emergente estudar-se modelos de regulação das emoções positivas, como por exemplo o modelo de Savoring proposto Bryant e Veroff (2007). Este trabalho teve como principais objetivos: explicar o conceito de savoring no âmbito do Modelo de Savoring de Bryant e Veroff (2007), caracterizar, no contexto da docência, as principais estratégias de savoring desenvolvidos a partir do Ways of Savoring Checklist (WOSC) e discutir a aplicação do savoring ao âmbito da formação de professores. Considerando o material levantado afirma-se a importância da regulação emocional promovida pelo modelo de savoring e a sua aplicação ao contexto docente, parecendo fundamental que a formação de professores promova a construção de estratégias de savoring que tenham efeitos na qualidade de vida dos docentes. Seria, igualmente importante, testar em contexto real a eficácia de um programa de desenvolvimento de estratégias de savoring e o seu impacto no bem-estar dos docentes.

Palavras-chave: savoring; estratégias de savoring; modelo de savoring; formação de professores.

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Biografia do Autor

  • Luis Miguel Correia Marujo Picado, Instituto Superior de Ciências Educativas - ISCE

    Professor Coordenador do ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas de Portugal.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Picado, L. M. C. M. (2012). Savoring Para Docentes: experiências, processos e estratégias formativas. Revista De Psicologia Da IMED, 4(2), 705-714. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v4n2p705-714