Savoring Para Docentes: experiências, processos e estratégias formativas
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v4n2p705-714Resumo
A profissão docente revela indicadores de mal-estar e neste contexto a auto-regulação das emoções negativas tem merecido estudo teórico e empírico, faltando no âmbito da psicologia positiva emergente estudar-se modelos de regulação das emoções positivas, como por exemplo o modelo de Savoring proposto Bryant e Veroff (2007). Este trabalho teve como principais objetivos: explicar o conceito de savoring no âmbito do Modelo de Savoring de Bryant e Veroff (2007), caracterizar, no contexto da docência, as principais estratégias de savoring desenvolvidos a partir do Ways of Savoring Checklist (WOSC) e discutir a aplicação do savoring ao âmbito da formação de professores. Considerando o material levantado afirma-se a importância da regulação emocional promovida pelo modelo de savoring e a sua aplicação ao contexto docente, parecendo fundamental que a formação de professores promova a construção de estratégias de savoring que tenham efeitos na qualidade de vida dos docentes. Seria, igualmente importante, testar em contexto real a eficácia de um programa de desenvolvimento de estratégias de savoring e o seu impacto no bem-estar dos docentes.
Palavras-chave: savoring; estratégias de savoring; modelo de savoring; formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico