Treinamento de Habilidades Sociais no Contexto Escolar - Um Relato de Experiência

Alice Dias Pasche, Júlia Luciane Vidal, Fabiane Schott, Thamires Pereira Barbosa, Silvio José Lemos Vasconcellos

Resumo


Este relato de experiência descreve uma intervenção baseada no Treinamento de Habilidades Sociais (THS) realizado com crianças do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul (Brasil). O objetivo do THS foi desenvolver um repertório de comportamentos mais saudáveis entre os alunos, já que as principais queixas da escola referiam-se a problemas de comportamento, comunicação e interação entre os pares, que afetavam o processo de aprendizagem. Participaram 10 crianças (idades entre 7-9 anos). As atividades foram previamente planejadas e tiveram duração de três meses, distribuídos em oito encontros, com frequência semanal, de uma hora e meia cada. As temáticas abordavam a psicoeducação, técnicas de relaxamento muscular e respiração diafragmática, feedback construtivo, role-play, e resolução de problemas. Os resultados demostram que as atividades proporcionaram aos participantes algumas mudanças positivas de comportamento, como o estabelecimento de regras organizadas pelos próprios alunos para um bom convívio, o aprendizado de técnicas de relaxamento e o aprimoramento de habilidades sociais desenvolvidas ao longo das atividades. A intervenção propiciou uma aproximação da Psicologia ao campo escolar, a fim de investir em intervenções nesse contexto, visto que as habilidades sociais são reconhecidas como fator de proteção no desenvolvimento infantil.


Palavras-chave


Habilidades sociais; intervenção; Psicologia Educacional

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2850

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Direitos autorais 2019 Alice Dias Pasche, Júlia Luciane Vidal, Fabiane Schott, Thamires Pereira Barbosa, Silvio José Lemos Vasconcellos

ISSN 2175-5027

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