O idoso na mídia do Distrito Federal: perdas e ganhos no envelhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2843Palavras-chave:
Mídia Audiovisual, Envelhecimento, Percepção SocialResumo
A mídia oferece o retrato social de como a velhice é abordada, assumindo papéis que variam em função dos interesses, embates e dilemas sociais. O objetivo deste estudo foi identificar como a mídia jornalística do Distrito Federal (DF) representa o idoso e as perdas e ganhos no envelhecimento. Para isso foram analisadas 59 matérias sobre a velhice veiculadas pelo Jornal Correio Braziliense entre outrubro/2017 a fevereiro/2018. A análise textual das matérias foi feita por meio de categorias e de nuvem de palavras utilizando-se o software IRAMUTEQ. Foram observadas quatro classes de palavras: Estudo (34,1%), Televisão (24,4%), Por-cento (22,7%), Morar (18,8%). Dessas classes, a que mais representou o processo de perdas e ganhos no envelhecimento foi a classe “Estudo”. Na nuvem de palavras observaram-se relações de acréscimo e negação às classes investigadas. Em conjunto esses dados indicam que a representação do idoso no Distrito Federal é plural e foi permeada por assuntos relacionados a saúde, mídia, economia e moradia.
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Referências
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Arquivos adicionais
- Quadro 1 - Busca das Categorias no Período de 01/10/2017 a 28/02/2018
- Figura 1 – Dendograma das classes e frequências de palavras das notícias veiculadas pelo Correio Braziliense sobre velhice e envelhecimento entre 10/2017 a 02/2018. Brasília, DF, 2018.
- Figura 2 – Representação das classes e frequências de palavras das notícias veiculadas pelo Correio Braziliense sobre velhice e envelhecimento entre 10/2017 a 02/2018. Brasília, DF, 2018.
- Figura 3 – Frequência de palavras analisadas no conteúdo das notícias veiculadas pelo Correio Braziliense sobre velhice e envelhecimento entre 10/2017 a 02/2018. Brasília, DF, 2018.
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