O idoso na mídia do Distrito Federal: perdas e ganhos no envelhecimento

Luciene Souza Galeno, Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Lucia Henriques Sallorenzo, Henrique Salmazo da Silva

Resumo


A mídia oferece o retrato social de como a velhice é abordada, assumindo papéis que variam em função dos interesses, embates e dilemas sociais. O objetivo deste estudo foi identificar como a mídia jornalística do Distrito Federal (DF) representa o idoso e as perdas e ganhos no envelhecimento. Para isso foram analisadas 59 matérias sobre a velhice veiculadas pelo Jornal Correio Braziliense entre outrubro/2017 a fevereiro/2018. A análise textual das matérias foi feita por meio de categorias e de nuvem de palavras utilizando-se o software IRAMUTEQ. Foram observadas quatro classes de palavras: Estudo (34,1%), Televisão (24,4%), Por-cento (22,7%), Morar (18,8%). Dessas classes, a que mais representou o processo de perdas e ganhos no envelhecimento foi a classe “Estudo”. Na nuvem de palavras observaram-se relações de acréscimo e negação às classes investigadas. Em conjunto esses dados indicam que a representação do idoso no Distrito Federal é plural e foi permeada por assuntos relacionados a saúde, mídia, economia e moradia.


Palavras-chave


Mídia Audiovisual; Envelhecimento; Percepção Social

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2843

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