Obesidade e estresse em crianças na idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n2p180-191Palavras-chave:
Obesidade infantil, estresse infantil, idade escolarResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar o nível de estresse em crianças obesas na idade escolar. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, transversal, com um grupo de 19 crianças obesas ou com sobrepeso, entre 6 e 12 anos, que frequentam o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, para avaliações e acompanhamento clínico. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Stress Infantil (ESI), de Lipp e Lucarelli, e uma Ficha de Dados Sócio-Demográficos (FDSD). Destaca-se que nesta amostra 15 crianças apresentaram índices para obesidade e quatro para sobrepeso, e somente as crianças obesas obtiveram índices indicativos de estresse (sete crianças, sendo cinco meninas e dois meninos). Os resultados reforçam a expectativa de aumento do estresse e obesidade entre crianças do mundo atual, em função das alterações no estilo de vida, o que parece estar fortemente relacionado aos números relativos à prevalência e ao crescimento da obesidade infantil nos últimos anos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-12-01
Edição
Seção
Empirical Research
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico
Como Citar
Bertoletti, J., & Garcia-Santos, S. C. (2009). Obesidade e estresse em crianças na idade escolar. Revista De Psicologia Da IMED, 1(2), 180-191. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n2p180-191