Relação entre Sintomas Depressivos e Esperança Cognitiva em Universitários

Emilly Barbosa Cohen, Ariela Raissa Lima Costa, Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

Resumo


Os universitários se encontram no grupo de vulnerabilidade ao transtorno depressivo por sofrerem diferentes estressores durante o curso (ex: lidar com novas regras de ensino, prazos de entregas de trabalhos) e devido as grandes modificações no processo de entrar na vida adulta. Um aspecto que pode contribuir para a atenuação de sintomas depressivos é o nível de esperança dos alunos, pois relaciona-se ao planejamento a longo prazo e uma perspectiva positiva da vida. Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre sintomas depressivos e esperança cognitiva em universitários. Os instrumentos usados foram a Escala Baptista de Depressão – Adultos (EBADEP-A) e a Escala de Esperança Cognitiva (The Hope Index). Os participantes foram 118 alunos de engenharia, sendo 80,5% homens (M = 20 anos; DP= 4,2 anos), ingressantes e concluintes, de uma universidade particular de uma cidade do interior de São Paulo. As respostas dos participantes foram avaliadas por meio do teste t de Student e d de Cohen, a comparação foi realizada entre sexo e alunos ingressantes e concluintes. Os resultados encontrados sugerem que alunos ingressantes possuem mais esperança que os concluintes, sem diferença entre sexo e quanto maior a esperança há menos presença de sintomas depressivos.


Palavras-chave


saúde dos estudantes; depressão; esperança

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2678

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