Avaliação do Processo Supervisionado como Norteador de Ensino de Psicoterapia: reflexões sobre a vivência prática

Autores

  • Janaína Bianca Barletta Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Lúcia Barreto da Fonsêca Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v4n1p671-680

Resumo

A avaliação do processo supervisionado pelos alunos de estágio clínico em psicologia possibilita a reflexão do ensino e da aprendizagem da intervenção, assim como, facilita a percepção das próprias facilidades e dificuldades, e as do grupo. Esta ferramenta foi utilizada durante três anos com quatro grupos de estágio. Foi realizada análise documental retrospectiva e as respostas foram categorizadas por temas. A discussão de caso clínico foi o ponto considerado mais positivo da supervisão seguida das atividades formativas, enquanto a pouca duração do encontro foi considerada o maior problema. Essa percepção norteou as escolhas das propostas educativas e a organização temporal durante os encontros supervisionados. O manejo da relação grupal também foi considerado uma variável importante. Considera-se que estas avaliações ajudaram repensar a condução da supervisão, levando em consideração as percepções e necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Avaliação, supervisão de psicoterapia, reflexão do ensino.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Barletta, J. B., & Fonsêca, A. L. B. da. (2012). Avaliação do Processo Supervisionado como Norteador de Ensino de Psicoterapia: reflexões sobre a vivência prática. Revista De Psicologia Da IMED, 4(1), 671-680. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v4n1p671-680