Competência Social, Problemas Emocionais/Comportamentais e Reprovação Escolar: Estudo de Comparação entre Adolescentes

Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Fénita Mahendra, Dienifer Mattos Ghedin, Angela Helena Marin

Resumo


A reprovação escolar ainda se apresenta como um relevante problema no Brasil, fazendo-se importante investigar fatores a ela associados. O presente estudo teve como objetivo avaliar a competência social e problemas de comportamento entre adolescentes com e sem histórico de reprovação escolar. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento correlacional e comparativo de corte transversal, da qual participaram 76 adolescentes, sendo 35 com histórico de reprovação e 41 sem este histórico, de duas escolas municipais de São Leopoldo/RS. O instrumento utilizado foi o Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens de 11 a 18 anos, além do registro do número de reprovaçõs escolares, obtido junto as secretarias de cada escola acessada. Os resultados evidenciaram que os dois grupos apresentaram níveis de competência social e de problemas emocionais e de comportamento semelhantes, demonstrando que nesta amostra o desempenho escolar não estava associado às variáveis analisadas. Tais dados sugerem que a reprovação escolar se constitui como um fenômeno multidimensional para o entendimento do qual a avaliação isolada de variáveis individuais não parece ser suficiente.


Palavras-chave


social competence; school health; behavior; adolescent

Texto completo:

PDF HTML

Referências


Achenbach, T. M. (1991). Manual for the child behavior checklist/4-18 e 1991 profile. Burlington, VT: University of Vermont.

Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA School-Age Forms, & Profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families.

Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2004). Mental Health practitioners’ guide for the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA). 4.Ed. Burlington: University of Vermont - Research Center for Children, Youth, & Families.

Almeida, G., Valentini, N. C., & Berleze, A. (2009). Percepções de Competência: Um Estudo com Crianças e Adolescentes do Ensino Fundamental. Movimento, 15(1), 71-97. Retrieved from http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115315234005

Alvarenga, P., & Piccinini, C. A. (2009). Práticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vida. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(2), 191-199. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-79722009000200004

American Psychiatric Association (APA). (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5. Ed.) Porto Alegre: Artmed.

Barbour, R. (2009). Grupos focais (M. F. Duarte, Trad.). Porto Alegre: Artmed.

Barreto, S. O., Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento:

Uma avaliação multimodal. Psico, 42(4), 503-510. Retrieved from https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2995

Brasil (1990). Casa Civil – Subchefia para assuntos jurídicos. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8069 de 13 de julho de 1990. Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

Brasil (2012). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466. Retrieved from http://conselho.saude.gov.br/resoluces/2012/Reso466.pdf

Borba, B. M. R., & Marin, A. H. (2017). Contribuição dos Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento para o Rendimento Escolar. Revista Colombiana de Psicología, 26(2), 283-294. Retrieved from https://revistas.unal.edu.co/index.php/psicologia/article/view/59813/62715

Bordin, I. A., Rocha, M. M., Paula, C. S., Teixeira, M. C. T. V., Achenbach, T. M., Rescorla, L. A., & Silvares, E. F. M. (2013). Child behavior checklist (CBCL), youth self-report (YSR) and teacher’s report form (TRF): An overview of the development of the original and Brazilian versions. Cadernos de Saúde Pública, 29(1), 13-28. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100004

Castro, R. E. F., Melo, M. H. S., & Silvares, E. F. M. (2003). O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo de intervenção. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(2), 309-318. Retrieved from http://www.redalyc.org/html/188/18816211/

Chen, X., Dong, Q., & Zhou, H. (1997). Authoritative and authoritarian parenting practices and social and school performance in Chinese children. International Journal of Behavioral Development, 21(4), 885-873. doi: https://doi.org/10.1080/016502597384703

D’Abreu L. C. F., & Marturano E. M. (2010). Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estudos em Psicologia, 15(1), 43-51. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2010000100006

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., De Oliveira, L. A., Gresham, F. M., & Vance, M. J. (2012). Role of social performance in predicting learning problems: Prediction of risk using logistic regression analysis. School Psychology International, 33(6), 615–630. doi: https://doi.org/10.1177/0020715211430373

Diniz, E., Piccolo, L. R., Paula Couto, M. C., Salles, J. F., & Koller, S. H. (2014). Influences of developmental contexts and gender differences on school performance of children and adolescents. Educational Psychology: An International Journal of Experimental Educational Psychology, 34(7), 787-798. doi: http://doi.org/10.1080/01443410.2013.804491

Feitosa, F. B., Matos, M. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009). Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses. Psicologia em Estudo, 14(2), 259-266. Retrieved from http://www.redalyc.org/html/2871/287122123006/

Fox, C. K., Barr-Anderson, D., Neumark-Sztainer, D., & Wall, M. (2010). Physical activity and sports team participation: Associations with academic outcomes in middle school and high school students. Journal of School Health, 80(1), 31-37. doi: https://doi.org/10.1111/j.1746-1561.2009.00454.x

Graeff-Martins, A. S., & Fleitlich-Bilyk, B. (2016). Instrumentos de Avaliação de Uso na Infãncia e Adolescência. In Gorenstein, C., Wang, Y-P., & Hungerbühler, I. (Orgs), Instrumentos de Avaliação em Saúde Mental (pp. 323-383). Porto Alegre: Artmed.

Hashim, H. A., Freddy, G., & Rosmatunisah, A. (2012). Relationships between negative affect and academic achievement among secondary school students: The mediating effects of habituated exercise. Journal of Physical Activity and Health, 9(7), 1012-1019. doi: https://doi.org/10.1123/jpah.9.7.1012

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (INEP).(2017). Censo escolar da educação básica 2016: Notas estatísticas. Retrieved from: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf

Langeveld, J. H., Gundersen, K. K., & Svartdal, F. (2012). Social competence as amediating factor in reduction of behavioral problems. Journal of Educational Research, 56(4), 381-399. doi: 10.1080/00313831.2011.594614

Maturano, E. M., & Elias, L. C. S. (2016). Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comprotamento em escolares. Educar em Revista, 59, 123-139.

Marturano, E. M., Toller, G. P., & Elias, L. C. S. (2005). Gênero, adversidade e problemas socioemocionais associados à queixa escolar. Estudos de Psicologia, 22(4), 371-380. Retrieved from http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v22n4/v22n4a05.pdf

Oliveira-Monteiro, N. R., Nascimento, J. O. G., Montesano, T., & Aznar-Farias, M. (2013). Competência, problemas internalizantes e problemas externalizantes em quatro grupos de adolescentes. Psico-USF, 18(3), 427-436. Retrieved from http://www.redalyc.org:9081/articulo.oa?id=401036096009

Pezzi, F. A. S., Donelli, T. M. S., & Marin, A. H. (2016). School Failure in the Perception of Adolescents, Parents and Teachers. Psico-USF, 21(2), 319-330. Doi:10.1590/1413-82712016210209

Pezzi, F. A. S., & Marin, A. H. (2016). “Seguindo em frente!”: O fracasso escolar e as classes de aceleração. Psicologia Escolar e Educacional, 20(2), 219-227. doi: 10.1590/2175-3539/2015/0202953

Petrucci, G. W., Borsa, J. C., & Koller, S. H. (2016). A Família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Temas em Psicologia, 24(2), 391-402. doi 0.9788/TP2016.2-01Pt

Pozzobon, M., Pezzi. F. A. S., & Marin, A. H. (2014). Compartilhando saberes: relato de uma intervenção com professores. Aletheia, (43-44), 239-245.

Ribas Jr., R. C., Moura, M. L. S., & Hutz, C. S. (2004). Adaptação brasileira da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne. Avaliação Psicológica, 3(2), 83-92. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v3n2/v3n2a03.pdf

Rocha, M. M. (2012). Evidências de validade do”Inventário para Adolescentes” (YSR/2001) para a população brasileira. (Tese de Doutorado em Psicologia Clínica. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil). Retrieved from http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-12062012-153735/en.php

Saleem, S., & Mahmood, Z. (2012). Relationship between emotional and behavioral problems and school performance of adolescents. FWU Journal of Social Sciences, 6(2), 187-193. Retrieved from https://search.proquest.com/openview/f3422862740bcae7621b5e91e9135643/1?pq-origsite=gscholar&cbl=55194

Sampieri, R.H., Collado, C.F., & Lucio. M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.

Sapienza, G., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. F. M. (2009). Competência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(2), 208-213. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-79722009000200006

Shernoff, D. J. (2010). Engagement in after-school programs as a predictor of social competence and academic performance. American Journal of Community Psychology 45(3-4), 325–337. doi: https://doi.org/10.1007/s10464-010-9314-0

Teixeira, M. C. T. V., Seraceni, M. F. F., Suriano, R., Sant’Ana, N. Z., & Carreiro, L. R. R. (2014). Fatores de proteção associados a problemas emocionais e comportamentais em escolares. Estudos de Psicologia, 31(4), 539-548. doi: https://doi.org/10.1590/0103-166X2014000400008

Trianes, M. V., Muñoz, A. M., & Jiménez, M. (1997). Competencia social: su educación y tratamiento. Madrid, España: Pirámide.

Wilkinson, P. (2009). Conceptualization about internalizing problems in children and adolescents. Ciência & Saúde Coletiva, 14(2), 373-381. doi: https://doi.org/10.1590/S141381232009000200007

Zsolnai, A. (2002). Relationship between children’s social competence, learning motivation and school achievement. Educational Psychology, 22(3), 317-330. doi: https://doi.org/10.1080/01443410220138548




DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2249

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Fénita Mahendra, Dienifer Mattos Ghedin, Angela Helena Marin

ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

  Periódicos CAPES
DOAJ.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
latindex.jpg
  Diadorim.jpg   Google Scholar
  erihplus.png  
circ.png
 SIS