Sintomas Depressivos e de Ansiedade em Adolescentes do Ensino Médio

Verônica Grolli, Marcia Fortes Wagner, Simone Nenê Portela Dalbosco

Abstract


A adolescência consiste em uma etapa do desenvolvimento humano marcada por inúmeras transformações. Do ponto de vista da saúde mental, representa um momento em que podem se manifestar diversos transtornos, tornando-se importante a sua adequada identificação. Este é um estudo quantitativo, descritivo, com o objetivo de verificar a prevalência de sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes concluintes do ensino médio numa escola pública brasileira do estado do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa 70 adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, que responderam ao Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Os resultados finais apontaram para uma maior taxa de sintomas mínimos de depressão e ansiedade em comparação com sintomas leves, moderados e graves, em relação ao gênero dos participantes. No que se refere ao turno de estudo, os resultados mostraram que há significância estatística, tanto para os escores do BDI (p = 0,002 ) , quanto para o BAI (p = 0,008), demonstrando que os alunos que estudam no turno da noite, apresentam mais sintomas depressivos e de ansiedade do que os que estudam no turno diurno. Conclui-se que sintomas depressivos e de ansiedade foram encontrados nos adolescentes do ensino médio desta amostra, apesar da sintomatologia indicada estar na faixa de intensidade mínima.

 


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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.2123

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Copyright (c) 2017 Verônica Grolli, Marcia Fortes Wagner, Simone Nenê Portela Dalbosco

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