Da Identificação às Respostas Educativas para Alunos com Altas Habilidades: O Programa de Enriquecimento Odisseia
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p596-606Resumo
Este estudo pretende refletir de uma forma integrada sobre o tema da sinalização, avaliação e apoio educativo para os alunos sobredotados, apontando as particularidades do Programa de Enriquecimento Escolar Odisseia e alguns resultados obtidos em termos do seu impacto num grupo de alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos ( n= 134). Em conjunto com a estrutura organizativa das sessões do programa, descreve-se a estrutura interna de algumas sessões, destacando-se a dinâmica e os procedimentos seguidos de forma a maximizar o envolvimento dos alunos na aprendizagem. Apontam-se exemplos de atividades e estratégias concretas seguidas na sua implementação. Os resultados sugerem maiores efeitos do programa ao nível da criatividade figurativa, não se registando efeitos com significado estatístico ao nível da motivação e das aptidões e constatou-se um incremento ao nível do rendimento escolar dos alunos que participaram no programa. Os professores e os líderes da instituição realçaram como pontos positivos entre outros, o envolvimento dos alunos nas tarefas e o aumento do trabalho de equipa proporcionado.
Palavras- chave: sobredotação; identificação; programas de enriquecimento; Odisseia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico