Da Identificação às Respostas Educativas para Alunos com Altas Habilidades: O Programa de Enriquecimento Odisseia

Autores

  • Lúcia C. Miranda Instituto Superior de Educação e Trabalho- Porto
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p596-606

Resumo

Este estudo pretende refletir de uma forma integrada sobre o tema da sinalização, avaliação e apoio educativo para os alunos sobredotados, apontando as particularidades do Programa de Enriquecimento Escolar Odisseia e alguns resultados obtidos em termos do seu impacto num grupo de alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos ( n= 134). Em conjunto com a estrutura organizativa das sessões do programa, descreve-se a estrutura interna de algumas sessões, destacando-se a dinâmica e os procedimentos seguidos de forma a maximizar o envolvimento dos alunos na aprendizagem. Apontam-se exemplos de atividades e estratégias concretas seguidas na sua implementação. Os resultados sugerem maiores efeitos do programa ao nível da criatividade figurativa, não se registando efeitos com significado estatístico ao nível da motivação e das aptidões e constatou-se um incremento ao nível do rendimento escolar dos alunos que participaram no programa. Os professores e os líderes da instituição realçaram como pontos positivos entre outros, o envolvimento dos alunos nas tarefas e o aumento do trabalho de equipa proporcionado.

Palavras- chave: sobredotação; identificação; programas de enriquecimento; Odisseia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia C. Miranda, Instituto Superior de Educação e Trabalho- Porto
    Psicóloga (Universidade de Coimbra). PhD em Psicologia, área de especialização Psicologia da Educação (Universidade do Minho). Mestre em Ciências da Educação, área de Psicologia da Educação (Universidade de Coimbra). Professora Auxiliar no Instituto Superior de Educação e Trabalho- Porto, Portugal.
  • Leandro S. Almeida, Universidade do Minho, Portugal.

    Psicólogo (Universidade do Porto). PhD em Psicologia, área de Psicologia da Educação (Universidade do Porto). Agregação em Psicologia da Educação (Universidade do Minho). Professor Catedrático da Universidade do Minho, Portugal.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Miranda, L. C., & Almeida, L. S. (2011). Da Identificação às Respostas Educativas para Alunos com Altas Habilidades: O Programa de Enriquecimento Odisseia. Revista De Psicologia Da IMED, 3(2), 596-606. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p596-606