Crenças Irracionais e Auto-Aceitação em Adolescentes

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Universidade Federal do Amazonas. Campus Manaus.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p571-584

Resumo

Foram utilizados os pressupostos teóricos da Terapia Racional-Emotivo-Comportamental (REBT) desenvolvida em 1955 por Albert Ellis e apresentada em uma conferência proferida no congresso da American Psychological Association - APA. Baseia-se no método de tratamento dos distúrbios emocionais (chamado de ABC) e segue o modelo educacional de aprendizagem cognitiva. Procura tornar as mudanças cognitivas mais duradouras através do estudo do comportamento racional-emotivo da seguinte forma: (a) de como as pessoas desenvolvem e podem superar suas próprias perturbações; (b) do detectar de crenças irracionais; (c) do debater, discriminando e disputando crenças irracionais; (d) do mudar com novos efeitos ou teorias. O modelo terapêutico da REBT é ativo, diretivo e, em grande parte, educacional.

Palavras-Chave: crenças irracionais; adolescentes; terapia racional-emotivo-comportamental; auto-aceitação incondicional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Universidade Federal do Amazonas. Campus Manaus.

    Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho. Professor Associado Nível III (DE). Docente dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Campus Manaus.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Siqueira, T. D. A. (2011). Crenças Irracionais e Auto-Aceitação em Adolescentes. Revista De Psicologia Da IMED, 3(2), 571-584. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p571-584