Responsabilidade social empresarial, extensão universitária e produção de subjetividade: atravessamentos em um mundo globalizado

Autores

  • Miriam Marinho Mendes

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p91-102

Palavras-chave:

responsabilidade social, produção de subjetividade, relações de saber-poder, globalização

Resumo

O artigo foi engendrado mediante pesquisa bibliográfica que possibilitou por em análise os aspectos que permeiam discursos acerca da Responsabilidade Social Empresarial. Buscou-se contrapor idéias e dialogar com autores sobre as interfaces da questão. Lançou-se luz sobre alguns dos acontecimentos históricos que precederam a construção desse novo paradigma organizacional, com a finalidade de compreender parte dos atravessamentos que propiciaram a emergência desse fenômeno. Importou também analisar fatores contemporâneos – como a extensão universitária – que subjazem as novas tendências de ação social. Entendendo-se que o passado e o presente estão articulados de forma indissociável, foi um imperativo examinar os diferentes processos e sujeitos históricos, assim como as relações que se estabeleceram em diferentes tempos e espaços. Neste sentido, a cartografia mostrou-se a metodologia mais apropriada para o propósito deste trabalho, visto que possibilitou mapear e problematizar as relações de força que permitiram a emergência de produções de subjetividade, que legitimam e fazem tal questão funcionar.

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Biografia do Autor

  • Miriam Marinho Mendes
    Discente do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Mendes, M. M. (2009). Responsabilidade social empresarial, extensão universitária e produção de subjetividade: atravessamentos em um mundo globalizado. Revista De Psicologia Da IMED, 1(1), 91-102. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p91-102