The kidnapping of time and mental health

Autores

  • Israel Kujawa IMED
  • Pedrinho Arcides Guareschi
  • Gênesis Marinar Rodrigues Sobrosa

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v7n2p110-119

Resumo

This article offers an analysis of factors that influence the well-being and health, in a time when lack of time and indebtedness are elements that run through people’s daily lives. The starting point is the examination of human activity in its positive or negative relationships with respect to an idea of justice. From a narrative review, we evaluated the themes of freedom, necessity, of individualism, competition, lack of time and the relationship between the market and the state. The results of this research indicate that increasing the time busy with activities, which are presented as necessary means to decrease the time free activities, associated with the care of their own well-being and health.

Keywords: health, debt, time, freedom, necessity

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Israel Kujawa, IMED
    Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1992), especialização em Filosofia Contemporânea pela Universidade Católica de Minas Gerais (1995), especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Estrangeira(2000) e mestrado em Educação(2007) pela Universidade de Passo Fundo. É doutorando em Psicologia Social e Institucional na UFRGS (2012- ).Desempenhou a Função de Secretário Municipal da Habitação, em Passo Fundo, no segundo semestre de 2008. Em 2010 exerceu por dois períodos, com duração de 30 dias, a função, de Secretário Municipal do Planejamento, no município de Passo Fundo. Do trabalho na Secretaria do Planejamento de Passo Fundo, vale destacar a atuação como Coordenador do Orçamento Cidadão Participativo e o acompanhamento da efetivação do convênio entre a Prefeitura de Passo Fundo e o Ministério da Justiça para a execução do Programa Nacional com Segurança com Cidadania (PRONASCI) em Passo Fundo. Exerceu entre janeiro de 2011 a maio de 2012 a função de Coordenador Adjunto, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação. Doutorado em Psicologia em andamento no PPGPSI da UFRGS. Trabalha no Complexo de Ensino Superior Meridional - IMED, como professor na Escola de Psicologia A atuação acadêmica, nos últimos três anos, se apresenta em três aspectos principais: 1 Participação em Projeto de Pesquisa e Extensão: 1.1 - Projeto de Pesquisa, Juventude, Psicologia Positiva e Justiça Restaurativa: Formas de Evitar a Violência. Este projeto se estendeu nos anos de 2008 e 2009 e teve o objetivo de tratar do fenômeno da violência, em especial da violência escolar, estabelecendo interfaces com autoridades, direções, coordenações, professores, funcionários, alunos e lideranças comunitárias. Além do estudo bibliográfico, vale destacar o curso de capacitação de voluntários, desenvolvido pelo projeto. 1.2 - Projeto de Extensão, Justiça Comunitária em Passo Fundo. Este projeto executado pela IMED e Coordenado pelo Professor Mauro Gaglietti, teve sua execução iniciada em março de 2011 e se estendeu até maio de 2012. 2 - Publicação: Na produção escrita, vale destacar publicações em livros e uma em Revista Eletrônica e em anais de eventos.
  • Pedrinho Arcides Guareschi
    Doutor em Psicologia Social, Pós-doutor em Ciências Sociais na Universidade de Cambridge. Professor convidado UFRGS e Conferencista Internacional.

Referências

Antunes, R. (2005). O caracol e sua concha. Ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo.

Bendassolli, P. F. (2011). Mal-estar no trabalho: do sofrimento ao poder de agir. Revista Mal-estar e Subjetividade, 10 (1), 63- 98.

Carvalho, G. S., Artur, G., Vitor, R., & Carlos, A. (2013). O modelo biomédico e a abordagem de promoção da saúde na prevenção de comportamentos de risco. Recuperado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7640/1/BM%2520%2526%2520HP%2520comp-risco.pdf.

Conselho Federal de Psicologia (1992). Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. Recuperado de http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf.

Dalmolin, B.M., & Dias, G.M. (2009). Síndrome de Burnout: uma implicação para trabalhadores em instituições de saúde. In P. Guareschi, H. Possamai, (Orgs.). Territórios de exclusão. Investigações em representações sociais. (pp.40-54). Porto Alegre: ABRAPSO SUL.

Dalmolin, B.M., Doring, M., & Petuco, V., M. (Orgs.). (2011). Violência no trânsito. Retratos de Passo Fundo. Passo Fundo: Berthier.

Dejours, C. (1994). A carga psíquica do trabalho. In C. Dejours, E. Abdoucheli, & C. Jayet, (Orgs.). Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho (pp. 21- 43). São Paulo: Atlas.

Dejours, C. (2003). A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez-Oboré.

Dejours, C. (2005). O fator humano. Rio de Janeiro: FGV.

Fleury, S. (1994). Estado sem cidadãos. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo-SP: Atlas.

Guareschi, P. (2005). Psicologia Social e Crítica como prática de libertação. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

Harvey, D. (2011). O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola.

Lhuilier, D. (2009). Travail, management et santé psychique. Connexions, 91, 85-101.

Machado, M., S. (2011). Teatro de sombras: violência no trabalho e apropriação da saúde. Em Nets, J., A, & Oliveira, P., A., B. (Org.). Teatro das sombras. (pp.11-31). Porto Alegre: SindBancários.

Morin, E. (2011). Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina.

Moscovici, S. (2011). A invenção da sociedade. Petrópolis. Editora Vozes.

Nets, J., A., & Oliveira, P., A., B. (2011). Teatro de sombras. Relatório da violência no trabalho e apropriação da saúde dos bancários. Porto Alegra: SindBancários Publicações.

Neto, J., F. (2004). Processos de subjetivação e novos arranjos urbanos. Recuperado de http://www.ichf.uff.br/publicacoes/revista-psi-artigos/2004-1-Cap7.pdf

Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática e revisão narrativa. Acta Paul Enferm, 20(2), 376-380.

Seligmann-Silva, E. (2011). Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo. São Paulo: Cortez.

Sen, A. (2010). Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras.

Sen, A. (1999/2012). Sobre ética e Economia. São Paulo: Companhia das Letras.

Sen, A., & Kliksberg, B. (2010). As pessoas em primeiro Lugar. A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das letras.

Subirats, J. (2013). Cambios sociales y estructuras de poder ¿Uma nova ciudadania? Em Brizola, A., L., C., Zanela, A., V., & Gesser, M. (Org.). Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos. (pp.15-45). Florianópolis: ABRAPSO.

Vieira, J. D. (2003). Identidade expropriada, retrato do educador brasileiro. Brasília: CNTE.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Theoretical Studies

Como Citar

Kujawa, I., Guareschi, P. A., & Sobrosa, G. M. R. (2015). The kidnapping of time and mental health. Revista De Psicologia Da IMED, 7(2), 110-119. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v7n2p110-119