Intervenções Psicológicas em Grupos de Controle de Tabagismo: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p534-544Resumo
Os grupos de tratamento de dependentes de nicotina na rede pública de saúde vêm sendo utilizados nas estratégias de prevenção do tabagismo. Foram atendidas 47 pessoas com a mesma necessidade de abandonar o vício do cigarro em um Centro de atendimento Integral à Saúde (CAIS). Desse número, 76,6% mulheres e 23,4% homens, dos quais 80,8% participaram dos grupos. As sessões foram estruturadas a partir do Programa Nacional de Controle do Tabagismo “Deixando de Fumar sem Mistério”, do Ministério da Saúde. Foi observado o grau de motivação dos participantes e os principais motivos de recaída, bem como as comorbidades psiquiátricas relacionadas ao uso do tabaco, apontando a importância de investigá-las no processo de tratamento do tabagismo. Das pessoas atendidas 31,9% deixaram de fumar e 17% reduziram a quantidade de cigarro, podendo assim afirmar que os grupos de tratamento de dependentes de nicotina ocorridos nessa instituição pública proporcionaram apoio ao comportamento de parar de fumar e na redução de danos para a saúde.
Palavras-chave: tabagismo; dependentes de nicotina; tratamento.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.
A RPI exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

Revista de Psicologia da IMED (RPI), da Atitus é licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho de https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico