Triangulação de informações: Bender, anamnese e CBCL nas dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Roselaine Berenice Ferreira da Silva
  • Cristiane Friedrich Feil
  • Rodrigo Luis Bispo de Souza
  • Rafaele Medeiros Paniagua

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p82-90

Palavras-chave:

Bender, CBCL, dificuldade de aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva verificar a associação entre dificuldades escolares, obtidas por meio de entrevistas de anamnese, o item competência escolar do CBCL e os resultados do teste Bender. A amostra constitui-se de 1200 crianças, meninos e meninas, com idades entre cinco e 12 anos. Nas entrevistas de anamnese, o item mais freqüente foi a dificuldade de aprendizagem (16,6%). No CBCL, considerando a competência escolar, 13% das crianças demonstram dificuldades na área. Em se tratando do  Teste Bender, o maior percentual encontrado foi de crianças com resultados abaixo da média para a idade (73%). Na associação entre dificuldades de aprendizagem e os resultados  do Bender, a associação foi estatisticamente significativa (χ²=54,286; p=0,000), assim como a entre o item competência escolar do CBCL e Bender (χ²=33,948; p=0,000). A associação entre os dados de anamnese e os resultados dos testes mostra a importância da coleta dos dados de diferentes fontes e com diferentes instrumentos e demonstram que o Bender é útil para a avaliação de crianças com dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roselaine Berenice Ferreira da Silva
    Doutora em Psicologia-PUCRS, Docente em Psicologia-UNISC.
  • Cristiane Friedrich Feil
    Bolsista FAPERGS e aluna de Graduação em Psicologia- PUCRS
  • Rodrigo Luis Bispo de Souza
    Bolsista CNPq e aluno de Graduação em Psicologia-PUCRS
  • Rafaele Medeiros Paniagua
    Bolsista BPA-PUCRS e aluna de Graduação em Psicologia-PUCRS

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Empirical Research

Como Citar

Silva, R. B. F. da, Feil, C. F., Souza, R. L. B. de, & Paniagua, R. M. (2009). Triangulação de informações: Bender, anamnese e CBCL nas dificuldades de aprendizagem. Revista De Psicologia Da IMED, 1(1), 82-90. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v1n1p82-90