Ambientoterapia: um estudo teórico

Autores

  • Angélica Severo Bernardy FADERGS
  • Renata de Souza Zamo Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v8n1p52-58

Resumo

Várias modalidades de tratamento direcionadas à infância e a adolescência têm despontado no Brasil entre elas, a Ambientoterapia. Portanto estudos científicos sobre essa abordagem são relevantes. O objetivo desta pesquisa é levantar nos estudos sobre a Ambientoterapia aspectos sobre as intervenções com crianças e adolescentes nessa modalidade de tratamento. Através de uma revisão sistemática, a busca foi feita nas bases eletrônicas de dados da BVS-Psi, EBSCO e acervo pessoal das autoras. Foram revisados nove artigos relacionados à temática. Por meio da análise de conteúdo, identificaram-se as seguintes categorias: atendimento ambientoterápico, e locais correlatos a Ambientoterapia. Os resultados indicaram que poucos artigos são dedicados aos tratamentos e intervenções infanto-juvenis. Pretendeu-se, a partir da análise dos resultados encontrados, contribuir com a forma de avaliação e manejo dos profissionais que atuam com estes pacientes na sua prática clínica, além disso, incentivar pesquisadores e profissionais da área, a produzirem estudos empíricos sobre a temática.

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Biografia do Autor

  • Angélica Severo Bernardy, FADERGS
    Graduanda em Psicologia FADERGS
  • Renata de Souza Zamo, Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Professora do Curso de Psicologia FADERGS
    Doutoranda do PPG Psicologia UFRGS

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Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Review

Como Citar

Bernardy, A. S., & Zamo, R. de S. (2016). Ambientoterapia: um estudo teórico. Revista De Psicologia Da IMED, 8(1), 52-58. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v8n1p52-58