Tratamento do chorume de aterro de resíduos sólidos urbanos utilizando um coagulante à base de Tanino, tratamento biológico e ozonização

Autores

  • Edir Filipe Ribeiro Universidade do Oeste de Santa Catarina(UNOESC)
  • Marta Verônica Buss Universidade do Oeste de Santa Catarina(UNOESC).
  • Jean Carlo Salomé dos Santos Menezes Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

DOI:

https://doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v2n2p37-42

Resumo

A crescente produção de resíduos sólidos, demanda a realização de pesquisas visando atenuar os impactos ambientais decorrentes da destinação desses despejos. Sabe-se que as características qualitativas dos resíduos produzidos no Brasil, são predominantemente de origem orgânica, sendo que a pluviosidade causa a geração de grandes volumes de chorume.

O presente trabalho teve como objetivo estudar duas diferentes alternativas para o abatimento da carga poluidora do chorume gerado, no aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos, localizado em um município do meio oeste de Santa Catarina. Através da caracterização e tratamento por processos biológicos seguido de físico-químicos usando um coagulante a base de tanino e um floculante catiônico de alto peso molecular, a fim de se obterem efluentes com características que permitam o seu descarte de acordo com a legislação. Potencializando a eficiência do processo de tratamento, de forma que, a empresa operadora possa adotar em escala real o processo estudado em laboratório. 

Biografia do Autor

  • Edir Filipe Ribeiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina(UNOESC)
    Aluno do Curso de Engenharia Sanitária em Ambiental da Universidade do Oeste de Santa Catarina(UNOESC)
  • Marta Verônica Buss, Universidade do Oeste de Santa Catarina(UNOESC).

    Engenheira Sanitária e Ambiental pela  Universidade do Oeste de Santa Catarina(UNOESC). Professora do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

  • Jean Carlo Salomé dos Santos Menezes, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

    Químico pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre e Doutorem Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE3M/UFRGS). Professor do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Downloads

Publicado

2015-09-14

Edição

Seção

Artigos