SISTEMA DE PESAGEM EM MOVIMENTO – WIM: INSTALAÇÃO E CALIBRAÇÃO EM PISTA EXPERIMENTAL PARA MONITORAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO ESPECTRO DE CARGAS RODANTES DA BR-290/RS - FREEWAY

Autores

  • Lelio Brito UFRGS PUCRS
  • André Luiz Bock UNIJUI
  • Jorge Augusto Pereira Ceratti UFRGS
  • Washington Peres Núñez UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v1n1p29-41

Resumo

O tráfego de veículos representa um dos importantes papéis no dimensionamento de pavimentos bem como no desempenho da sua vida útil. Métodos empíricos, como o atualmente vigente no Brasil, especificado pelo IPR-719 do DNIT consideram o tráfego de projeto a partir de um “eixo padrão rodoviário”, no qual as configurações e magnitudes de cargas de eixo são convertidas em um número equivalente de solicitações de carga padrão – hoje um eixo simples de rodas duplas (ESRD) com 80kN, através de fatores de equivalência de carga. Métodos de dimensionamento mais atuais, como AASHTO 2002, caracterizam o trafego através de espectros de carga por eixo; para isto é necessário que sejam determinados os vários tipos de carregamentos e suas magnitudes para caracterização do tráfego rodante. O uso de sistema de pesagem em movimento, conhecidos como “Weigh-in-motion”, são equipamentos que permitem a determinação do peso dos eixos rodantes em vias em serviço a velocidade operacional da via; estes equipamentos associados a classificadores de tráfego, permitem a completa classificação do espectro de cargas nas rodovias. Este estudo investigou a sensibilidade de um sistema de pesagem em movimento através de sua implantação em uma pista experimental através do Simulador de Tráfego DAER/UFRGS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para avaliar a acurácia deste sistema e suas limitações com vistas à implantação posterior em uma via em serviço na BR-290/RS. Com os resultados obtidos foi possível estabelecer um protocolo de instalação e coleta de dados para futura instalação em campo e verificar a sensibilidade dos sistemas em condições características do estado. Os resultados mostraram uma variação de até 57% nas leituras de carga para variação uma variação de 17°C na temperatura do pavimento e também sensibilidade da carga em função do posicionamento do rodado na seção transversal do pavimento.

Biografia do Autor

  • Lelio Brito, UFRGS PUCRS

    Engenheiro Civil - UFRGS 2003

    Mestre em Geotecnia - UFRGS 2006

    PhD em Engenharia - Univerity of Nottingham 2011

  • André Luiz Bock, UNIJUI
    Engenheiro Civil pela UNIJUI. Mestre em Engenharia Civil pela UFRGS 2012.
  • Jorge Augusto Pereira Ceratti, UFRGS
    Engenheiro Civil pela UFRGS. Mestre em Engenharia Civil pela UFRGS. Doutor em Engenharia Civil pela
    Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1991. Professor Associado 4 e professor do Programa
    de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS.
  • Washington Peres Núñez, UFRGS
    Engenheiro Civil (1981). Mestre em Engenharia Civil (1991). Doutor em Engenharia Civil pela
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), onde é atualmente Professor Associado.

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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos