Influência do excesso de carga no desempenho de estradas com revestimento primário

Tiago Jungblut Kniphoff, João Rodrigo Guerreiro Mattos

Resumo


As estradas com revestimento primário são fundamentais no escoamento da produção rural e no acesso das comunidades rurais aos centros urbanos, possibilitando assim uma vida de melhor qualidade econômica e social para essa parcela da população. Um dos maiores problemas encontrados nesse tipo de estradas é o afundamento das trilhas de rodas, que são agravados pelo excesso de carga por eixo. No Brasil, trafegar com excesso de carga é uma prática frequente em virtude da inexistência de controle de peso na maioria das estradas do país. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do aumento da carga por eixo na tensão vertical no topo do subleito e na redução da vida útil através do fator de equivalência de cargas (FEC) em duas estradas vicinais localizadas em um assentamento no município de São Gabriel-RS. Essas avaliações foram realizadas através da análise das tensões verticais no topo do subleito e do FEC, com utilização de métodos matemáticos e do software SisPav, com a ferramenta AEMC. As análises foram realizadas para os carregamentos de 8,2 tf (padrão), 10 tf e 12 tf e concluiu-se que o aumento do carregamento no eixo gera acréscimo nas tensões verticais no topo do subleito e automaticamente ocasiona diminuição do número N e aumento do FEC, fazendo com que as projeções da vida útil das estradas estudadas tivessem uma redução de aproximadamente 60% para o carregamento de 10 tf e de 80% para o carregamento de 12 tf.


Palavras-chave


Estradas vicinais; Excesso de carga; Desempenho do pavimento.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2022.v9i2.4228

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