Avaliação do escorrimento e da resistência à tração na compressão diametral de uma mistura tipo SMA com adição de cal cálcica e fibra de vidro tipo E
Resumo
Com a crescente demanda por estruturas que suportam elevados volumes de tráfego, excesso de carga, melhor desempenho e menor necessidade de intervenções para reparos ou manutenções, é necessário que novos materiais sejam estudados ou desenvolvidos para sanar tais necessidades. Dentre as misturas asfálticas usinadas a quente, pode-se destacar a Stone Matrix Asphalt (SMA) que foi desenvolvida e melhorada ao longo do tempo para atender rodovias com pesado volume de tráfego. Neste trabalho, foram analisados os efeitos da adição da cal hidratada sobre a resistência à tração da mistura SMA e o efeito da utilização da fibra de vidro tipo E na mitigação do escorrimento do ligante betuminoso. Utilizou-se ligante asfáltico modificado por polímero (CAP 60/85-E), fibra de vidro tipo E, areia artificial, agregado basáltico e cal. Os corpos de prova foram submetidos aos ensaios para definição dos parâmetros Marshall, ensaio de escorrimento (Schellemberg) e resistência à tração por compressão diametral. O teor de ligante foi fixado em 7% devido aos resultados obtidos nos parâmetros Marshall. No ensaio de escorrimento foi observado teor adequado para a mistura com 0,5% fibra de vidro. Já no ensaio de resistência à tração foi constatada perda de resistência do teor de 1,5% de cal quando comparado a 1%, entretanto ambos percentuais apresentaram resistência superior ao prescrito pela ET-DE-P00/031.
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DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3552
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