A comunicação dos requisitos de desempenho ao consumidor do mercado imobiliário

Francieli Vargas Dalbosco, Katiane Aline dos Reis, Elvira Maria Vieira Lantelme

Resumen


Os consumidores do mercado imobiliário envolvem-se poucas vezes durante a vida no processo de compra de imóveis. Durante esse processo, esses consumidores utilizam informações limitadas para avaliar o valor de um imóvel, em razão de não terem acesso a informações completas e por falta de conhecimento e experiência. As informações sobre a qualidade e desempenho de um imóvel no ato de venda são direito fundamental do consumidor, presente no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e também são requisitos obrigatórios que constam na Norma Brasileira de Desempenho (ABNT, 2013). Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos envolvidos no processo de compra (corretores e clientes) quanto aos benefícios desta informação e as formas de comunicação mais adequadas para orientar o consumidor no processo de decisão de compra. A pesquisa é de cunho qualitativo realizada por meio de entrevistas em duas fases distintas. A primeira fase baseou-se na revisão da literatura e em entrevistas realizadas com corretores e especialistas da Norma de Desempenho. Na segunda fase foram entrevistados consumidores do mercado imobiliário, a fim de obter suas percepções sobre o tema. Os resultados indicam a importância do repasse de informações completas e claras dos imóveis ao consumidor. Sugere-se para pesquisas futuras verificar como as informações técnicas influenciam a tomada de decisão do consumidor no processo de compra e identificar como esta informação deve ser apresentada ao cliente.

Palabras clave


Comunicação; Desempenho; Mercado Imobiliário; NBR 15.575:2013IM

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DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3488

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