A influência das dimensões de mantas de fibras de carbono no comportamento de vigas de concreto armado reforçadas à flexão

Charlei Marcelo Paliga, Aléxia de Souza Lopes, Aline Ribeiro Paliga

Resumo


É comum a necessidade de se reforçar um elemento estrutural, uma vez que ele nem sempre é capaz de suportar um aumento na carga aplicada para a qual este foi inicialmente projetado. Assim, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo da técnica de reforço estrutural à flexão, com material compósito à base de fibras de carbono em vigas de concreto armado. Também, verificar mudanças de comportamento das vigas reforçadas ao utilizar diferentes camadas e geometrias desse material, o qual agrega elevados valores de resistência sem grandes alterações da seção transversal do elemento. Para que os objetivos deste trabalho fossem atingidos, realizou-se um programa experimental que consistiu na realização de ensaios à flexão por três pontos, em quatro vigas. Uma sem reforço, utilizada como parâmetro de comparação e outras três vigas reforçadas com uma, duas e três camadas de manta de fibras de carbono, possuindo, estas, diferentes larguras, mas com mesma área da seção transversal do reforço. De acordo com os resultados experimentais obtidos, percebeu-se que é evidente o aumento de resistência e rigidez das vigas reforçadas em relação à viga testemunho. Constatou-se, também, que a medida que se aumentou o número de camadas de reforço, com consequente redução da sua largura para manter a mesma área de seção transversal, houve redução na carga de ruptura. Ademais, constatou-se que o modo de falha por descolamento do reforço do substrato de concreto é preponderante em relação aos modos de falha típicos de vigas reforçadas à flexão.


Palavras-chave


Reforço estrutural; Vigas de concreto armado; Fibra de carbono; Ensaio à flexão

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5738: Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

BEBER, Andriei José. Avaliação do desempenho de vigas de concreto armado reforçadas com lâminas de fibra de carbono. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

BEBER, Andriei José. Comportamento estrutural de vigas de concreto armado reforçadas com compósitos de fibra de carbono. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

BUILDER INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Disponível em: http://www.builder.ind.br/materiais-reforco. Acesso em: 5 nov. 2018.

CANAVAL, J. H.; DA SILVA, T. J; SANTOS, A. C. Estudo experimental de vigas de CA reforçadas à flexão por encamisamento e conectores. Revista Ibracon de Estruturas e Materiais, v. 11, n. 4, p. 810-833, 2018.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE du BÉTON. Bulletin 14: Externally Bonded FRP reinforcement for RC structures. Lausanne, FIB, 2001.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE du BÉTON. Model Code 2010. Lausanne, FIB, 2010.

LOPES, Aléxia de Souza. Análise experimental para o reforço à flexão, com mantas de fibras de carbono de diferentes dimensões, em vigas e concreto armado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

PALIGA, C. M.; REAL, M. V.; CAMPOS FILHO, A. Análise numérica de vigas de concreto armado reforçadas por compósitos formados por fibras de alta resistência e argamassa de cimento. Revista Ibracon de Estruturas e Materiais, v. 6, n. 2, p. 211-226, 2013.

REIS, Andréa Prado Abreu. Reforço de vigas de concreto armado por meio de barras de aço adicionais ou chapas de aço e argamassa de alto desempenho. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1998.

SALLABERRY, Roberta Dutra. Limite de deformação das fibras de carbono usadas no reforço à flexão de vigas de concreto armado. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

SIMÕES, Maria Luisa de Faria. Reforço à flexão de vigas de concreto armado por encamisamento parcial. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.




DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3333

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Charlei Marcelo Paliga, Alexia de Souza Lopes, Aline Ribeiro Paliga

Licença Creative Commons
Esta obra da Revista de Engenharia Civil IMED está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

DOAJ.jpg   logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
SHERPA-RoMEO-long-logo.gif   
 
 latindex.jpg