Análise Técnico-Econômica dos Métodos Construtivos de Paredes Diafragmas Moldadas In Loco, Estacas-Prancha e Estacas Secantes

Autores

  • Fernando Feitosa Monteiro Universidade de Brasília (UnB)
  • Rodrigo Costa Lima Monteiro Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Marcos Fábio Porto de Aguiar Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Yago Machado Pereira de Matos Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2358-6508.2017.v4i2.1840

Palavras-chave:

Análise técnico-econômica. Parede diafragma moldada in loco. Estaca-prancha. Estaca secante.

Resumo

Neste trabalho é apresentado um estudo técnico e, sobretudo, econômico, sobre os métodos de contenção de parede diafragma moldada in loco, estaca-prancha e estaca secante em obras de infraestrutura urbana e turísticas localizadas no município de Fortaleza, capital do Ceará. O estudo de caso analisou os custos relacionados à construção e às suas manutenções preventivas periódicas além de aspectos técnicos e executivos dos métodos utilizados nas obras do Túnel da Avenida Santos Dumont com Via Expressa, do Acquário Ceará e do Túnel da Rotatória da Arena Castelão. Apesar de possuir maiores vantagens técnicas, a estaca secante ainda é um processo de execução com custo significativamente superior ao da parede diafragma moldada in loco. Sendo assim, por razões de viabilidade econômica e, ainda sendo um ótimo método de contenção, a parede diafragma moldada in loco se torna o método mais vantajoso.

Biografia do Autor

  • Fernando Feitosa Monteiro, Universidade de Brasília (UnB)
    Doutorando em Geotecnia
  • Rodrigo Costa Lima Monteiro, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
    Engenheiro Civil
  • Yago Machado Pereira de Matos, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Mestrando em Geotecnia

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Publicado

2017-12-12

Edição

Seção

Artigos