Avaliação de Pilares de Concreto Armado através de Ensaios de Pulso Ultrassônico

Autores

  • Lucas Alexandre Reginato
  • Alexandre Lorenzi Pesquisador do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Luciani Somensi Lorenzi Professor Adjunto. Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação - Departamento de Engenharia Civil (DECIV) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Luiz Carlos Pinto da Silva Filho Professor Associado. Departamento de Engenharia Civil (DECIV) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v4n1p32-47

Resumo

O monitoramento das estruturas de concreto é um procedimento necessário, uma vez que a detecção preventiva dos problemas permite a utilização de métodos mais simples e econômicos para avaliação e reparo. Para tais fins, os ensaios de velocidade de propagação de pulso ultrassônico (VPU) torna-se uma estratégia de investigação bastante atraente e viável. Devido a sua facilidade de aplicação esse método é muito útil na investigação do estado de conservação das estruturas de concreto. Através dos mesmos pode-se contribuir com sucesso no controle da deterioração e qualidade das mesmas. O presente artigo evidencia como podem ser empregados os ensaios de VPU aplicados no controle de pilares de concreto e mostra estudos de casos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa LEME-UFRGS a respeito da aplicação dos mesmos.

Biografia do Autor

  • Lucas Alexandre Reginato

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    (UFRGS).

Downloads

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Artigos