Obtenção de bloco de concreto celular como tema gerador para ensino médio

Autores

  • Marina Paula Secco IMED
  • Rodrigo de Almeida Silva IMED
  • Caroline Tiecher ULBRA
  • Bárbara Pereira Ribeiro ULBRA
  • Thomas José Paludo dos Santos UPF
  • Cristiane Meira UPF
  • Marcelo da Silva UPF

DOI:

https://doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v2n3p35-43

Resumo

O Bloco de Concreto Celular (BCC) vem sendo muito utilizado na construção civil como bloco de vedação por apresentar ótimo isolamento termoacústico, além de serem considerados ambientalmente menos impactantes.  Esse tipo de concreto leve pode ser obtido pela formação das bolhas dentro de sua pasta, esta formação se dá por uma reação química ou por adição de espuma através de um agente espumígeno. Este trabalho teve por objetivo avaliar os Blocos de Concreto Celulares Espumígenos (BCCE) obtidos pela introdução de bolhas de ar em sua massa devido a um agente espumante. O principal objetivo da pesquisa realizada é aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do Ensino Médio, integrantes do projeto, através do estudo do BCCE produzido em uma empresa local visando, além da obtenção de blocos mais resistentes, o desenvolvimento do espírito científico nos alunos.  A pesquisa foi constituída de análises de resultados experimentais obtidos em laboratório, bem como de ensaios industriais.  Os mesmos demonstraram que a relação de água/cimento com valor de 0,8 mostrou-se mais adequada atingindo resistências a compressão na ordem de 2,14 MPa. Para além do observado experimentalmente ressalta-se que o escopo do projeto baseava-se na atividade de pesquisa aplicada no Ensino Médio com objetivo de fomentar a pesquisa no Ensino Médio Politécnico.

Biografia do Autor

  • Marina Paula Secco, IMED
    Academica de Engenharia Civil
  • Rodrigo de Almeida Silva, IMED
    Doutor UFRGS, docente da escola de Engenharia Civil da Faculdade Meridional
  • Caroline Tiecher, ULBRA
    Academica de Biomedicina
  • Bárbara Pereira Ribeiro, ULBRA
    Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
  • Thomas José Paludo dos Santos, UPF
    Acadêmico de Engenharia Elétrica
  • Cristiane Meira, UPF
    Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Docente da Rede Pública Estadual do RS
  • Marcelo da Silva, UPF
    Mestrando PPGCM. Docente da Rede Pública Estadual do RS e da Rede Privada de Ensino Passo Fundo

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos