Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, n. 4 (2017)

O ensino de química no paisagismo dos três momentos pedagógicos: uma análise das produções científicas

Eva Rita Machado Ferreira Crestani, Aline Locatelli, Vitória Freitas Gomes

Resumo


Pesquisas bibliográficas auxiliam no estudo e compreensão de diversos assuntos em determinada área do conhecimento. As pesquisas na área do Ensino de Química vêm aumentando de maneira significativa nos últimos anos e ganhando espaço para debate em diversos programas de Pós-Graduação no Brasil bem como em eventos da área. Resgatar e fazer uma análise dessas pesquisas é importante para a reflexão sobre o ensino e a expansão de discussões e ações que promovam a melhoria na qualidade do mesmo. Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa “estado do conhecimento” sobre o emprego da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), no Ensino de Química. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de Bardin em trabalhos de conclusão de curso (dissertações e teses) e artigos científicos que apresentassem tal abordagem no período de 2010 a 2016. No total foram encontrados e analisados 57 trabalhos os quais foram divididos em seis categorias de análise, a saber: Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Práticas de Ensino, Experimentação Problematizadora, Reorganização Curricular, Contextualização e Formação de Professores. Na discussão acerca de cada uma das categorias, apresenta-se quais trabalhos foram analisados bem como optou-se por descrever resumidamente alguns trabalhos que apresentaram maior destaque no Ensino de Química. A análise dos trabalhos, sua leitura e releitura oportunizaram ampliar o conhecimento com relação aos 3MP, assim como ampliar o olhar sob a perspectiva de trabalho com essa abordagem.