Análise de laudos odontolegais emitidos pelo departamento médico legal de Porto Alegre-RS
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v2n2p20-26Palavras-chave:
Antropologia forense, Odontologia Legal, OdontologiaResumo
Objetivo: É incontestável que nas ultimas décadas a Odontologia Legal vem se sobressaindo, destacando-se a importância do cirurgião-dentista nas técnicas de identificação utilizadas em Odontologia Forense. O presente trabalho teve como objetivo um levantamento bibliográfico a respeito da odontologia legal e seus meios de identificação humana. Também apresenta um levantamento de laudos de 2003 a 2005 e de 2007 até agosto de 2013, no Departamento Médico-Legal de Porto Alegre- RS (DML), a fim de verificar o número de laudos odontolegais emitidos, assim como uma análise dos últimos 5 anos evidenciando o sexo e a causa da morte.Materiais e Métodos: foram analisados os laudos de necropsia dos últimos 10 anos do DML, totalizando 2.700 laudos. Pesquisaram-se as identificações ante-mortem e post-mortem e, o número de laudos emitidos por ano. Simultaneamente analisou-se os laudos dos últimos 5 anos evidenciando o sexo e a causa da morte.
Resultados: conclui-se que o sexo masculino é predominante nos laudos, assim como o agravante de homicídio. Ademais, os meses com maior emissão foram os de dezembro e janeiro. O método mais utilizado para identificação foi a comparação ante-mortem, post-mortem. Destaca-se, também, a necessidade de correta elaboração e preenchimento do prontuário odontológico, assim como, informações completas dos laudos odontolegais e a necessidade de um sistema amplo com arquivamento de todos os pareceres.
Downloads
Publicado
2015-06-03
Edição
Seção
Pesquisas Originais
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.