Avaliação da influência do estresse na prevalência de disfunções temporomandibulares em militares estaduais do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v2n1p32-37Palavras-chave:
Transtornos da Articulação Temporomandibular, Estresse, EpidemiologiaResumo
Objetivos: Este trabalho teve como objetivo verificar a influência de uma atividade profissional vista como bastante estressante, como é o caso de policiais militares, e a correlação desta com a prevalência da disfunção temporomandibular.
Métodos: Noventa membros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, responderam a dois questionários, um para detecção de DTM, e outro para estresse.
Resultados: Neste trabalho, pacientes com níveis de estresse alto apresentaram os maiores índices de ocorrência de DTM leve e moderada, além de ser o único grupo a apresentar DTM severa.
Conclusão: No estudo da correlação, obteve-se uma correlação média.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.