Mecânica Ortodôntica para pacientes comprometidos periodontalmente
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v2n1p17-25Palavras-chave:
Revisão de Literatura, Ortodontia, Periodontia, Periodontite Agressiva, Recessão GengivalResumo
O objetivo do presente trabalho foi discutir, através de uma revisão de literatura, aspectos relacionados ao tratamento ortodôntico em pacientes com comprometimento periodontal. O movimento ortodôntico em pacientes periodontais contribui para a melhora estética e funcional, além de reduzir as lesões infraósseas e, em alguns casos, aumentar a inserção óssea em movimentos intrusivos, uma vez que a movimentação seja conduzida em um periodonto reduzido saudável, caso contrário o processo de reabsorção óssea é acelerado. Recomenda-se um aparelho preferencialmente colado em vez de bandas cimentadas e forças leves, além de excelente monitoramento da higiene bucal durante todo o período de tratamento. Deve-se ter cuidado com vestibularizações de incisivos centrais inferiores, pois aparentemente são mais suscetíveis a desenvolverem recessões gengivais, pelo fato de possuírem osso vestibular delgado e/ou menor espessura de gengiva. Indica-se quando possível, em pacientes adultos com comprometimento periodontal, o tratamento ortodôntico parcial, restrito às áreas onde a estética e/ou função necessitam ser melhoradas, devendo ser o tratamento o mais breve possível. Quanto à contenção ortodôntica, recomenda-se contenção permanente fixa, bi-maxilar em pacientes com periodonto reduzido. A contenção modificada (higiênica) parece estar associada a maiores índices de placa, cálculo e inflamação gengival que a contenção convencional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.