Terapia fotodinâmica na endodontia: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X.2019.v8i1.2779Palavras-chave:
Lasers, Endodontia, FotoquimioterapiaResumo
A terapia endodôntica busca prevenir e quando necessário eliminar infecções endodônticas. A persistência de microrganismos ao preparo químico mecânico ou a medicação intracanal é considerada a principal causa dos insucessos do tratamento endodôntico. Sendo nestes casos o Enterococcus faecalis o microrganismo mais comumente encontrado. A terapia fotodinâmica (PDT) desponta desta maneira como uma promissora terapia coadjuvante ao tratamento endodôntico convencional para eliminar estes microrganismos persistentes. Esta terapia consiste na associação de uma fonte de luz específica a um fotossensibilizador na presença de oxigênio, produzindo assim espécies citotóxicas aos microrganismos. Assim, o presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o uso da terapia fotodinâmica na endodontia, a qual demonstra-se efetiva como auxiliar durante o preparo do canal radicular.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.