Influência do gel de clareamento e do uso de agente remineralizante na perda mineral em esmalte e na eficácia do tratamento clareador
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X.2018.v7i2.2695Palavras-chave:
Clareamento Dental, Peróxido de Hidrogênio, Agentes Clareadores, Desmineralização Dentária,Resumo
Objetivo: O objetivo neste estudo foi investigar a ação de diferentes géis de clareamento dental e de um agente remineralizante na dureza em esmalte associada ao clareamento. Método: Dentes bovinos foram utilizados para confeccionar os espécimes de esmalte e armazenados em vinho tinto para promover o manchamento dos mesmos. Após, foram submetidos a três sessões de clareamento com peróxido de hidrogênio 35%. Três grupos (n= 9) foram utilizados para avaliação comparativa: gel de clareamento sem cálcio, gel de clareamento com cálcio e gel de clareamento com cálcio e aplicações de um agente para remineralização. As variáveis de desfecho avaliadas foram o percentual de diminuição da dureza superficial do esmalte em diferentes tempos de armazenamento (7, 14, 21 e 28 dias após o clareamento) e alteração de cor. Os dados foram avaliados com ANOVA (perda mineral) e estatística descritiva (alteração de cor). Resultados: As diferenças de perda mineral entre os grupos não foram estatisticamente significativas em todos os tempos avaliados. Em relação aos valores colorimétricos, todos os grupos apresentaram clareamento substancial após o tratamento. Conclusão: Concluiu-se que não houve influência do produto de remineralização utilizado ou gel clareador na perda mineral em esmalte.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.