A importância do perfil emergencial em prótese fixa: revisão de literatura e relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X.2018.v7i2.2692Palavras-chave:
Perfil emergencial, Prótese fixa, Saúde gengival e periodontal.Resumo
Respeitando os aspectos anatômicos e biológicos do elemento dental e de suas estruturas de suporte e proteção, alguns princípios devem ser respeitados na confecção de próteses fixas, dentre eles o perfil emergencial. Objetivo: o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma revisão de literatura e representar através de um relato de caso a importância do perfil emergencial no sucesso das próteses fixas. Para tanto, foram verificados: a influência do perfil emergencial no alcance de uma higienização oral satisfatória e a consequente relação com a possibilidade de doença periodontal; e o nível estético obtido através de uma condição favorável entre a estrutura da prótese fixa e o tecido gengival. Método: esta revisão de literatura foi realizada através da pesquisa em artigos científicos, indexados na base de dados Pubmed, buscando as seguintes palavras chave: fixed prosthesis, restoration, gingival and periodontal health. Considerações finais: desse modo, observou-se que o perfil emergencial é fator chave para o sucesso de próteses fixas, pois sua correta relação com o tecido de suporte e proteção proporciona condições para que o paciente realize uma correta higiene, sendo também fator de suma importância na estética final da peça protética.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.