Lesões cervicais não-cariosas de abfração: prevalência e relação com bruxismo do sono
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X.2018.v7i1.2675Palavras-chave:
Bruxismo do sono, Colo do dente, Oclusão dentária.Resumo
As lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são caracterizadas pela perda da estrutura dentária localizada na região próxima a junção cemento-esmalte. O bruxismo do sono é uma parafunção caracterizada pelo contato não-funcional dos dentes durante o sono, manifestada pelo apertar ou ranger dos mesmos. Considerando que uma das possíveis etiologias das LCNCs é a sobrecarga oclusal, torna-se importante a compreensão da relação entre a prevalência destas lesões e os fatores de sobrecarga presentes no meio oral. Objetivo: Avaliar a prevalência de LCNCs do tipo abfração e sua relação com o diagnóstico positivo de bruxismo do sono em uma amostra de pacientes da IMED e CEOM. Metodologia: Este foi um estudo clínico do tipo transversal, onde foi realizada avaliação observacional em uma amostra de 25 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 20 e 62 anos. O diagnóstico de bruxismo do sono foi realizado através de um questionário e exame clínico intra-oral. O diagnóstico de abfração foi realizado por meio de exame clínico intra-bucal com auxílio de sonda exploradora e milimetrada. Foram utilizados o teste exato de Fisher e Mann-Whitney para analise estatística (α=0,05). Resultados: a prevalência de lesões de abração na amostra total de dentes foi de 5,64%, sendo significativamente maior em pacientes bruxômas (8,83%) do que em pacientes sem bruxismo (1,38%) (p=0,017). A presença de bruxismo foi associada à presença de abfrações (p=0,012). Conclusão: o diagnóstico positivo do bruxismo do sono é um fator de risco, aumentando consideravelmente a chance de o paciente apresentar LCNCs do tipo abfração.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.