Uso e necessidade de prótese dentária em centro de saúde público na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v6n1p50-61Palavras-chave:
Prótese dentária, Saúde bucal, Fatores socioeconômicosResumo
Objetivo: avaliar o uso e necessidade de prótese dentária da população que procura por atendimento em um Centro de Saúde Municipal de Passo Fundo/RS, relacionando estes dados a fatores socioeconômicos e a autopercepção de saúde bucal. Método: foram realizados exames clínicos para verificar a utilização e a necessidade de próteses dentárias, por meio da avaliação de espaços edêntulos em ambos os arcos dentários e ainda, aplicados um questionário, por meio de entrevista, que coletou os dados socioeconômicos e a autopercepção da saúde bucal, de acordo com as orientações do Projeto SB Brasil 2003. Os dados foram avaliados por meio de estatística descritiva e teste Qui-quadrado de associações. Resultado: foi possível verificar que a maioria da população estudada precisaria de reabilitação protética em ambos os arcos dentários, todavia, não fazia uso de próteses dentárias maxilares ou mandibulares. A idade dos pacientes, a renda familiar dos mesmos e a dor em região de dentes e gengivas mostraram associação com o uso de prótese, enquanto idade, escolaridade, moradia e renda familiar mostraram associação com a necessidade. Conclusão: o edentulismo mostrou-se alto na população estudada, fortemente relacionada com a idade e a renda familiar, entretanto, a relação com as condições socioeconômicas e a autopercepção de saúde bucal não foi consistentePublicado
2017-08-04
Edição
Seção
Pesquisas Originais
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.