Avaliação das soluções de Clorexidina e de Hipoclorito de Sódio na descontaminação de cones de guta percha contaminados por Enterococcus faecalis
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X.2017.v6i2.1800Palavras-chave:
Guta- percha, Descontaminação, EndodontiaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade das soluções de Clorexidina e do Hipoclorito de Sódio na descontaminação de cones de guta percha. O estudo foi realizado em duplicata, e em cada um dos testes cones de guta percha #40 foram utilizados. 24 cones foram contaminados com Enterococcus faecalis. Os cones contaminados foram divididos em grupos, conforme a solução (Clorexidina a 2%, Clorexidina a 0,2% e Hipoclorito de Sódio a 2,5%) e o tempo para a descontaminação (15, 30 e 60 segundos, 2, 5 e 10 minutos). Para o controle positivo, 6 cones foram contaminados e imersos em água destilada, pelo mesmo tempo dos tratamentos. Para o controle negativo, 6 cones foram retirados da caixa lacrada sem serem contaminados ou descontaminados. Após a desinfeção, os cones foram lavados e introduzidos em tubos de ensaio contendo caldo BHI e levados a estufa bacteriológica a 37º por 48 horas. Após, os tubos de ensaio foram analisados a partir do crescimento bacteriano e feito o plaqueamento em agar cromogênico. Os resultados demonstraram que a solução de Clorexidina a 0,2% não foi eficaz na descontaminação dos cones de guta percha em nenhum tempo estudado; a Clorexidina a 2% foi eficaz na descontaminação de cones em 10 minutos e que o Hipoclorito de Sódio foi eficaz a partir dos 60 segundos. Concluiu-se que o Hipoclorito de Sódio a 2,5% foi a solução que descontaminou os cones de guta percha no menor tempo.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.