Avaliação da infiltração marginal dos materiais MTA, Cimento de Portland e Ionômero de Vidro empregados em obturações retrógadas

Autores

  • Giovana Portella Gamborgi
  • Pauline Mastella Lang
  • José Roberto Vanni
  • Mateus Silveira Martins Hartmann
  • Volmir João Fornari

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v1n1p5-9

Palavras-chave:

Obturação Retrógrada, Infiltração Dentária, Cimentos de Ionômeros de Vidro

Resumo

Objetivos. Avaliar o selamento apical promovido pelo MTA, cimento de Portland e ionômero de vidro em retrocavidades de dentes incisivos centrais superiores humanos.

Método. Trinta incisivos centrais superiores foram tratados endodonticamente e tiveram sua porção apical seccionada, cavidades retrógadas foram preparadas e em seguida divididas em três grupos de dez dentes cada, da seguinte forma: Grupo1 – MTA; Grupo 2 – cimento de Portland; e Grupo 3 – ionômero de vidro. Dois dentes ainda foram utilizados, um como controle positivo e outro como controle negativo. Após a imersão no corante rodamina B a 0,2% por 48h a 37ºC as raízes foram clivadas e o padrão de infiltração foi mensurado. Os dados foram analisados utilizando-se ANOVA seguido pelo Teste Post Hoc de Bonferroni (p<0,05).

Resultados. Os resultados mostraram que o grupo retrobturado com o ionômero de vidro obteve os melhores resultados (p< 0,05) quando comparados com os outros dois grupos experimentais. Os grupos dos cimentos MTA e Portland não tiveram diferenças estatisticamente significativas entre si (p> 0,05).

Conclusão. Segundo a metodologia empregada, concluiu-se que o material que proporcionou o melhor selamento apical em retrobturações endodônticas foi o ionômero de vidro.

Downloads

Publicado

2012-05-20

Edição

Seção

Pesquisas Originais