Fluorose dentária em escolares de 12 anos do município de Ibirapuitã (RS)
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n2p16-22Palavras-chave:
Fluorose dentária. Hábitos de higiene oral. FlúorResumo
A fluorose dentária é um distúrbio específico da formação dos dentes provocada pela ingestão crônica do flúor sobre o órgão do esmalte durante o processo de formação dentária. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência e grau de severidade de fluorose dentária das crianças na faixa etária de 12 anos no município de Ibirapuitã (RS). Foi realizado um estudo quantitativo, do tipo transversal, com 22 indivíduos, nas escolas do município. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários sobre hábitos orais, além de exame clínico para detectar a presença e severidade da fluorose dentária, segundo parâmetros do índice de Dean. Constatou-se que do total da amostra de 22 indivíduos, 10 (45%) eram do gênero feminino, e 12 (55 %) do masculino, sendo que deste, 16 (72%) ingerem água tratada. Com relação a quantidade de creme dental utilizado, 13 (59%) relataram ser moderada e 9 (41%) relataram que nunca haviam ingerido creme dental. Dos indivíduos, 18 (82%) nunca fizeram bochecho na escola e 15 (67%) escovam os dentes 3 vezes ao dia. Ao realizar o exame clínico com os 22 indivíduos questionados, encontraram-se baixos níveis de fluorose dentária, com 11 (50%) normal, 4 (18%) questionável, 3 (14%) muito leve e 4 (18%) leve. Os dados deste estudo permitem concluir que os índices de prevalência e severidade de fluorose dentária no município foram baixos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.