Efeitos benéficos e maléficos da malva sylvestris
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v4n1p39-43Palavras-chave:
Malva, Chá, FitoterapiaResumo
Objetivo. Revisar os efeitos benéficos e maléficos da Malva sylvestris para a saúde humana. Materiais e métodos. Foi realizada uma busca na base de dados BIREME, em setembro de 2014, por meio das palavras chaves malva AND sylvestris. Foram incluídos os artigos na língua inglesa e portuguesa sem limite de tempo. Foram excluídos os estudos repetidos e aqueles que não abordavam o tema. Resultados. Através da busca realizada, foram encontrados 56 artigos, destes, foram excluídos dois repetidos, um por encontrar-se no idioma chinês e, 41 por estarem fora do tema (benefícios para animais e solo, propriedades químicas da erva, pesquisa em campo de determinadas regiões do mundo abrangendo índices de utilização de muitas espécies de plantas para fins medicinais). Assim, foram, incluídos 12 artigos. Com grande importância terapêutica, a erva tem sido utilizada na área da saúde em geral para inflamações internas e externas, fins quimio-preventivos e antissépticos. Também alivia secreções como catarros, congestionamento das vias respiratórias e age como calmante no sistema neurológico. Segundo pesquisas, o chá de malva apresenta resultados mais vantajosos do que tratamentos medicamentosos e é uma das mais utilizadas como auto-medicação. Conclusão. A Malva sylvestris é utilizada para muitos fins benéficos para o ser humano desde tempos remotos, mas sua comprovação científica tem ocorrido atualmente, evidenciando a veracidade de suas vantagens na saúde e no tratamento de patologias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.