Autopercepção da saúde bucal em pacientes da clínica odontológica da Faculdade Meridional
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v4n1p9-13Palavras-chave:
Autopercepção, saúde bucal, saúde oralResumo
Objetivos: este trabalho teve como objetivo conhecer a satisfação e a autopercepção da saúde bucal de pacientes adultos com idade entre 18 a 65 anos, de ambos os gêneros, que buscaram tratamento odontológico, no mês de abril de 2015, na Clínica Odontológica da IMED, Passo Fundo–RS. Métodos: participaram 40 indivíduos, onde responderam um questionário estruturado com questões socioeconômicas e questões sobre autopercepção e impactos em saúde bucal, validado através do SB-Brasil 2010. Resultados: os resultados mostraram que 54% da amostra se considera satisfeita, enquanto 46% insatisfeita. A maioria teve dificuldade para se alimentar por causa dos dentes, porém a minoria não sentiu vergonha e nem deixou de sair e se divertir por causa dos seus dentes. A renda da maioria dos entrevistados era igual ou maior que dois salários mínimos. Conclusões: concluiu-se que 46% da amostra se mostrou insatisfeita com os seus dentes. A maioria dos participantes relatou dificuldades para comer, demostrando que problemas com a saúde bucal tem algum impacto negativo na vida dos indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.