Uso da proteção do complexo dentino-pulpar por discentes de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n1p40-49Palavras-chave:
Materiais dentários. Foramento da cavidade dentária. Proteção pulpar direta. Proteção pulpar indiretaResumo
A proteção do complexo dentino pulpar depende de vários fatores, dentre eles, a idade do paciente, a condição pulpar prévia e a profundidade da lesão cariosa ou mesmo do preparo cavitário. Os materiais utilizados para a proteção, por sua vez, devem ser biocompatíveis, ter capacidade de induzir a formação de dentina reparadora dentre outros requisitos. O objetivo deste estudo foi conhecer o material de proteção do complexo dentino pulpar utilizado pelos discentes de odontologia tanto em nível de graduação, bem como em nível de pós-graduação. A metodologia utilizada foi quantitativa observacional do tipo descritiva e não probabilística, a qual envolveu 125 estudantes do último ano de graduação em odontologia e cirurgiões dentistas cursando pós-graduação em Dentística Restauradora em centros de estudos da cidade de Passo Fundo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário adaptado de Takanashi (4) e os resultados foram analisados descritivamente no Excel, sendo que para cavidades rasas 88,8 % dos profissionais usam técnica adesiva convencional, cavidades médias 60,8% também opta por técnica adesiva convencional, para cavidades profundas 50,4% usa Hidróxido de Cálcio e nos casos de exposição pulpar 59,2% faz uso de pó de Hidróxido de Cálcio. Pode-se concluir que o hidróxido de cálcio foi o material de proteção pulpar mais usado tanto nas cavidades profundas, bem como, nas com exposição pulpar, já em cavidades médias e rasas a maioria optou por técnica adesiva convencional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.