Análise dos acidentes e complicações em exodontias realizadas por alunos de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v3n1p38-42Palavras-chave:
Prevenção de Acidentes, Propensão a Acidentes, Seguro por Acidentes, Controle de RiscoResumo
Atualmente a odontologia vem se destacando com as novas técnicas cirúrgicas, com os instrumentais específicos para cada elemento dentário e as técnicas precisas de anestesia local. Mesmo com esses diferenciais, os acidentes e complicações ocorrem nas exodontias, sejam eles durante ou após a remoção do elemento. Esse estudo é do tipo quantitativo transversal, tem por objetivo avaliar o índice de acidentes e complicações e quais as de maior ocorrência na graduação de odontologia da Faculdade Meridional – IMED, de Passo Fundo- RS. Como metodologia, foram aplicados 55 questionários, juntamente com termo de consentimento livre e esclarecido e foram analisados todos os questionários para obter resultados em porcentagem através de análise estatística. Os resultados obtidos foram: o total de exodontias realizadas na escola que foram 369, destas ocorreu 127 acidentes, sendo 32,7% delas ocorreram um acidentes ou complicação. Os acidentes e complicações que mais ocorrem foram, fratura coronária (29 casos), dor pós-operatória (14 casos), dor trans-operatória e fratura radicular (12 casos). Conclui-se que as cirurgias como procedimentos de maior amplitude, apresentam maior risco de acidentes e complicações, mas é essencial que o aluno saiba diagnosticar e tratá-las. Um plano de tratamento adequado pode minimizar significativamente esses números, assim evitando traumas e riscos ao paciente.Downloads
Publicado
2015-11-13
Edição
Seção
Pesquisas Originais
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.