Avaliação de tratamentos endodônticos realizados por alunos de graduação da Escola de Odontologia da IMED
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n1p4-12Palavras-chave:
Controle de Qualidade, Endodontia, Prognostico, Tratamento do canal radicular.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade dos tratamentos endodônticos realizados pelos alunos da Escola de Odontologia da Faculdade Meridional - IMED, entre maio de 2013 a junho de 2015, de acordo com as informações presentes nos prontuários clínicos de cada paciente no respectivo período, obedecendo aos seguintes critérios de avaliação: indicação do número do elemento submetido ao tratamento endodôntico; quanto à realização da sua restauração definitiva; tempo para execução da mesma; e a situação pulpar do elemento submetido ao tratamento endodôntico. As radiografias que permitiram avaliação foram submetidas a analise quanto à qualidade da obturação e quanto à condição pulpar do elemento. Ao todo 135 tratamentos endodônticos foram investigados neste estudo. Observou-se que o maior número de elementos tratados foram pré-molares, representando 37,8% da amostra. Houve uma distribuição idêntica para casos de biopulpectomia e necropulpectomia (43% respectivamente). O número de restaurações definitivas realizadas representou 28,9% da amostra, a maioria (11,9%) foi de 1 a 10 dias após o tratamento endodôntico. Em relação ao processamento das radiografias e a adequação das imagens radiográficas, elas foram satisfatórias em 89,6% e 87,8%, respectivamente. Concluiu-se quanto às obturações e qualidades das radiografias foram satisfatórias, porém, o número de restaurações definitivas realizadas após o tratamento endodôntico obteve índice de resultado inferior ao esperado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.