Xerostomia associada ao uso de medicamentos em idosos
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n1p13-18Palavras-chave:
Xerostomia, Saliva, MedicamentosResumo
A xerostomia, também conhecida como sensação de boca seca, tem como principal sinal uma redução na produção de volume salivar. É um problema comum em idosos e está principalmente associada ao uso de medicamentos com potencial xerostômico. Além da sensação de boca seca, pode causar dificuldade ao deglutir alimentos, ao falar, adaptação de prótese, ardência na boca, halitose, cárie. Este estudo tem por objetivo verificar a inter-relação entre o uso de medicamentos e a presença de xerostomia em 14 idosos residentes no Abrigo Nossa Senhora da Luz, Passo Fundo – RS, através da aplicação de questionário para análise dos fatores envolvidos em Xerostomia, como o uso de medicamentos, dados sociais, odontológicos e médicos; bem como de auto-percepção quanto aos sinais de xerostomia. Em seguida foi coletada amostra de saliva, mascando um pequeno pedaço de lençol de borracha (1cmx1cm) e expelindo em um recipiente de plástico, após estímulo de um minuto para a mensuração de fluxo salivar (ml./min.). Encontrou-se como resultado em relação à xerostomia uma prevalência de 57.14% dentre os idosos avaliados, o uso de medicação antihipertensiva e antidepressiva em onze idosos (78,57%), o uso de ansiolíticos em cinco (35,71%), quatro de hiploglicemiantes (28,57%), oito (57,14%) idosos corresponderam aos sintomas de secura bucal, cinco (35,72%) a sensação de ardência, oito a sede constante (57,14%) e dois (14,28%) à dificuldade de deglutição. Conclui-se que a xerostomia é de causa multifatorial, estando associada à idade avançada devido a uma maior necessidade de uso concomitante de medicamentos com alto potencial xerostômico, sendo estes para tratamento de doenças sistêmicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.